Um homem que transportava ilegalmente 81 pássaros silvestres no porta-malas de um carro foi preso pela Polícia Militar Ambiental pelo crime de tráfico de aves nativas, na noite da última quarta-feira, dia 21. O veículo transitava pela Rodovia Raposo Tavares, Km 166, no município de Itapetininga, quando foi abordado pela equipe.
No porta-malas entre o tampão e o estepe do veículo, os 81 pássaros nativos, dos espécimes Pintassilgo, Coleirinho, Trinca Ferro e Azulão, estavam acondicionados em duas caixas de madeira e tela, caixas de papelão, sem espaço, alimentos, água e desprovidos de iluminação. No local, a polícia também encontrou dois potes de vidro e linhas para caça de pássaros.
O indivíduo foi autuado pelo transporte e maus tratos aos pássaros, com agravante por ter sido flagrado no período noturno; totalizando uma multa no valor de R$ 567.000,00.
As 81 aves foram apreendidas e serão reintroduzidas no seu habitat natural. O autor responderá em liberdade pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32, ambos da Lei Federal 9.605/98.