Na manhã da última quarta-feira, dia 17, uma operação conjunta entre a Polícia Militar Rodoviária e o Policiamento Ambiental, na Rodovia Francisco da Silva Pontes, em Itapetininga, resultou na apreensão de uma carga ilegal de palmito.
O veículo, um Agalle/10000, foi parado após sinalização regulamentar e durante a abordagem, o condutor afirmou transportar “conservas”, mas não apresentou qualquer documentação fiscal.
Após a inspeção, os policiais encontraram no compartimento de cargas, 972 vidros de palmito do tipo juçara, totalizando 1.749,60 kg, em desacordo com as normas ambientais vigentes.
Sendo assim, o condutor foi preso pelo crime de transporte ilegal de palmito e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Capão Bonito.
Além da detenção, a equipe ambiental emitiu um auto de infração no valor de R$ 524.880,00, conforme o Artigo 47 § 1° da Resolução SIMA 05/21. A apreensão e a aplicação das sanções, destacam a importância do cumprimento das leis ambientais para a preservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade.