A Delegacia de Investigações Gerais de Itapeva deflagrou na manhã de quarta-feira, dia 11, a operação “Cavalo de Aço”, que desarticulou uma organização criminosa especializada no desvio e furto de cargas diversas.
Conforme informações da Polícia Civil, a estrutura da organização era dividida em células atuantes em quatro estados da Federação, sendo São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
Os criminosos utilizavam caminhões de transporte para carregar cargas diversas usando documentos e placas falsas, subtraindo, em seguida, o conteúdo. Em algumas situações, os integrantes do grupo criminoso registravam boletins de ocorrência falsos, narrando o crime de roubo, para justificar os desvios.
Segundo a polícia, durante a investigação, foi possível identificar a estrutura da organização e quantificar parte dos delitos praticados, que somaram o montante de seis milhões de reais em prejuízos para as empresas que foram vitimadas pelo grupo.
Entre os crimes investigados, foram obtidos elementos que indicam a participação dos integrantes na prática de diversos delitos, entre eles falsidade ideológica, uso de documento falso, receptação, adulteração de sinais identificadores de veículos e falsa comunicação de crime.
O líder da organização, um homem de 56 anos de idade, foi preso na cidade de São José do Rio Preto/SP, na sua residência situada em um condomínio de alto padrão.
Além dele, também foram presas 19 pessoas nas cidades de Quatá/SP, Paulo de Faria/SP, Araçatuba/SP, Riolandia/SP, além de outras cidades dos Estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os policiais também cumpriram 65 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, onde foram apreendidos objetos de interesse da investigação, tal como celulares, documentos, veículos e uma arma de fogo.
Aproximadamente 120 policiais civis participaram da operação que contou com o apoio das unidades policiais das respectivas cidades onde as ordens judiciais foram cumpridas.