A prefeita Eliana Santos Silva, de Ribeirão Grande, juntamente com a vice-prefeita Rosenilda Cruz e com o prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, acompanhados de outras autoridades, participaram no dia 02/02, na sala da liderança do PV, na Assembleia Legislativa do Estado de uma reunião com representantes da Votorantim Cimentos.
A pauta do encontro foi a cobrança dos políticos da possibilidade de reativação da fábrica de cimento de Ribeirão Grande, que afeta a economia dos dois municípios e que teve suas atividades industriais paralisadas em 2015. Participaram também da reunião o deputado estadual Edson Giriboni, do PV, que intermediou o encontro e os vereadores Márcio Souto de Proença e Nino Nunes, ambos do PTB de Capão Bonito.
Segundo Giriboni, o objetivo foi cobrar uma posição oficial da empresa sobre a possibilidade da volta da produção da unidade de Ribeirão Grande.
A Votorantim não descartou essa possibilidade, mas somente quando o mercado tiver uma reação que justifique uma ampliação da produção de cimento no país.
O prefeito Marco Citadini e a prefeita Eliana Santos lembraram que o direito de exploração mineral tem que estar alinhado com a geração de emprego e renda e sugeriram a possibilidade da Votorantim vender a unidade para outro grupo que queira entrar no mercado brasileiro.
A proposta feita pelos chefes do Executivo foi rechaçada pelos representantes da empresa que entendem que a unidade é um ativo importante da empresa e que ela espera retomar as atividades em 2018 se o mercado da construção civil brasileiro reagir. A prefeita de Ribeirão Grande aproveitou também a oportunidade para pedir a doação de material para ajudar na recuperação das estradas rurais, o que será analisado pela direção da empresa.