Emissoras de rádio de Capão Bonito unidas em cadeia promoveram nesta semana um debate eleitoral para que os candidatos à chefia do Executivo pudessem tornar ainda mais público suas propostas para o município para os próximos 4 anos.
A iniciativa prestou primeiramente um grande serviço para a democracia e para a transparência do processo da eleição municipal, apesar de o rádio não ser um meio de comunicação tão potente quanto a televisão, principalmente no que diz respeito a sua capilaridade junto à população e também na tradição em realizar debates entre candidatos a cargos políticos.
Mas o fato de os candidatos terem tido a oportunidade de tornar público as suas opiniões e de serem questionados por suas posições foi um avanço para a disputa eleitoral no município. Ações como esta fortalecem inclusive o nível dos candidatos que ao se prepararem para um debate precisam estudar temas importantes relativos as obrigações do município.
Lamentavelmente um dos seis candidatos, no caso o candidato do PP, que postulam o cargo não teve o mesmo espírito democrático e não compareceu ao debate sob a alegação de seus assessores de que seria atacado por todos os outros candidatos e a eleição municipal fugiu ao controle das boas normas de conduta.
Para idealizadores, a desistência não tem justificativa, pois todos os outros candidatos marcaram presença e as regras para participação do debate foram claras e não permitiriam nenhum tipo de ataque pessoal. É notório que um debate público exige um mínimo de qualificação dos candidatos e a ausência de um dos postulantes deixa no ar uma dúvida ao cidadão sobre a real capacidade do postulante para enfrentar os inúmeros problemas que afetam a prefeitura de uma cidade de quase 50 mil habitantes.
Apesar da ausência de um dos candidatos, as emissoras prestaram um grande serviço ao município, pois permitiram que pelo menos uma parcela da população pudesse conhecer melhor o que pensam os postulantes ao cargo.
Que eventos como estes se tornem tradição, pois farão um bem para a transparência e para o aprimoramento do sistema político no município.
Foi sem dúvida um avanço para as instituições de Capão Bonito que merece e deve ser enaltecido por ser um ponto positivo numa disputa eleitoral que nem sempre prima pelo respeito e compromisso com a verdade.