2022 terá um significado importante para o jornalismo de Capão Bonito e região. O Expresso, que agora passa a ser um grupo que fornece conteúdo jornalístico diário através de diversas plataformas digitais e edição semanal impressa, completa 30 anos de vida.
Serão três décadas de relacionamento entre leitores e seu mais importante veiculo de comunicação, que agora dá mais um novo passo na estrada da inovação. Aliás, o Expresso nasceu com essa característica inovadora em 1992, trazendo para suas oficinas um novo conceito de impressão e projeto gráfico através da ainda viva offset.
As páginas impressas ainda permanecem graças a um público fiel ao papel, mas, a cada dia observamos a intensificação para a migração digital e com ela, a oportunidade de novos negócios voltado ao conteúdo jornalístico.
A edição d’O Expresso foi, talvez, a recordista de tiragem imprensa em Capão Bonito e região, com editorias separadas e um grupo de colaboradores, entre jornalistas e colunistas, com boa formação e conhecimento de mundo, qualidades essas de extrema importância quando o assunto é informação.
Como qualquer negócio, o jornal impresso tinha uma variedade de produtos que o sustentava, como classificados, publicidade e assinaturas convencionais. A internet e as redes sociais chegaram e chacoalharam esse método empresarial e obrigaram a Imprensa a se reinventar, oferecendo o mesmo conteúdo informativo, porém, em novas plataformas.
Se antes os investimentos eram na modernização dos parques gráficos, hoje o eixo de aplicação de recursos está na tecnologia e na formatação de aplicativos e redes sociais.
Como jornalista de profissão e formação acadêmica, me deparo com a oportunidade única de contribuir com esse novo processo através da agência Caminho Comunicação.
O Expresso se reinventa para quebrar fronteiras e expandir aquilo que sempre fez com excelência, notícia com credibilidade. Um grande poeta local dizia: “Seja grande, não apenas na aldeia, mas pra lá do rio (no caso o Paranapanema)”.
Francisco Lino é Jornalista.