Prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudoeste (Condersul) se reuniram na manhã de segunda-feira, 26/03, no plenário da Câmara de Itapeva. A principal pauta do encontro, que contou com participação dos prefeitos de Apiaí, Capão Bonito, Itapeva, Bom Sucesso de Itararé, Itararé, Guapiara (vice-prefeito), Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande e Taquarivaí, foi a prestação de contas referente ao exercício 2017/2018, que apontou arrecadação de R$ 161.105, 59 e saídas para pagamentos de R$ 129.553,12.
O saldo restante está sendo direcionado ao pagamento de direitos trabalhistas de ex-funcionários.
Conforme relatório elaborado pela assessoria do consórcio, foram concretizadas ações importantes durante o período co-mo organização da contabilidade, arquivos e jurídico; efetuado mudança de sede do consórcio para economizar aluguel; efetuado REFIS (parcelamento de dívidas) com várias cidades; efetuado parcelamento de INSS, efetuado prestação de contas 2016 para o Tribunal de Contas do Estado (TCE); defesa de processos e reequilíbrio das despesas, inclusive com economia expressiva estimada em 30%.
“Neste um ano gestão prio-rizamos o saneamento das contas do consórcio, reduzimos o quadro de funcionários, conseguimos reduzir valores gastos com aluguel, negociamos o pagamento de acordos trabalhistas e implementamos outras ações de gestão”, enfatizou o presidente e prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini.
A prestação de contas foi aprovada pelos prefeitos sem ressalvas e na sequência os prefeitos também aprovaram por aclamação e de forma antecipada a recondução do presidente Marco Citadini para mais um ano à frente do consórcio.
“O prefeito Marco Citadini tem feito um grande trabalho de articulação política na região e reestruturação do consórcio. A ampliação do seu mandato permitirá que ele conclua seu plano de ação e fortaleça o consórcio”, destacou o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani.
Outros assuntos também foram inseridos na pauta de discussões como a duplicação e melhorias na rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258) que liga Capão Bonito a Itararé.
Ficou definido que os prefeitos apresentarão um ofício em conjunto que será direcionado a Artesp (Agência Reguladora de Transportes) e ao Governo do Estado, cobrando uma posição sobre prazo de melhorias e duplicação, uma vez que o VDM (Veículos Dia Movimento) ainda não atingiu 5 mil no trecho.
Durante a reunião foram discutidos também a participação no Congresso de Municípios, requerimento pedindo ações de fiscalização nas obras da rodovia Sebastião Camargo Penteado (SP-250) no trecho Guapiara, Apiaí e Ribeira que já apresenta danos causados por veículos pesados, articulação para ouvir propostas e Planos de Governo dos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo e solicitação do Programa Melhor Caminho para os municípios com maiores extensões de estradas rurais. Ao final, atendendo sugestão do presidente Marco Citadini, foi gravado um vídeo com os prefeitos do Condersul pedindo revisão do Pacto Federativo para o quadro de TV “O Brasil Que Queremos”.