Prefeitura de Capão Bonito discorda do Estado no retorno às aulas em setembro

Após reunião realizada na sede da Prefeitura Municipal de Capão Bonito convocada pelo prefeito Marco Citadini, foi anunciado na manhã de terça-feira, dia 04, através do chefe do Executivo e da equipe gestora da Secretaria de Educação, que o retorno às aulas presenciais na rede municipal segue sem data definida, descartando assim a proposta inicial do Governo de São Paulo para a volta às salas de aula a partir de 8 de setembro de forma gradativa.
O prefeito ainda determinou que seja feita uma ampla discussão com os profissionais da Educação e também sejam consultados pais de alunos sobre a retomada das atividades. E, por fim, será também envolvida a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde que faz o combate a pandemia de Coronavírus no município para que seja dada a palavra final quanto a melhor data para retomada das aulas presenciais.
Segundo o secretário de Educação do município, Wagner Antônio Santos, haverá novas reuniões envolvendo diretores, supervisores e equipe de Saúde, para novas avaliações sobre a situação da pandemia em Capão Bonito e o retorno às aulas e, inclusive, por determinação do prefeito será montada uma estratégia para ouvir pais de alunos.
“Não vamos anunciar nada de forma prematura. Vamos ouvir todos os servidores da Educação, os pais de alunos e, principalmente, a equipe de Saúde pública do município. Não vamos colocar em risco a vida de ninguém. O conteúdo escolar a gente recupera, as vidas não!”, ressaltou o secretário.
A Prefeitura também afirmou que continuará com as aulas através das plataformas online e distribuição de conteúdos impressos e também prestando auxílio na elaboração das atividades entre pais e alunos e ainda mantendo o auxílio de alimentos às famílias mais necessitadas.
“Estamos fazendo a nossa parte, os professores estão trabalhando incansavelmente para atender e auxiliar os alunos, os pais também estão cumprindo o seu papel e todos estão se esforçando ao máximo para contribuir com a formação escolar de nossos alunos”, falou.
Atualmente, a Rede Municipal de Capão Bonito possui aproximadamente 8 mil alunos matriculados, sendo que 2.700 são do Ensino Infantil, onde há uma preocupação maior por parte da Prefeitura. “Como manter o devido distanciamento entre os alunos do Maternal e Infantil? É praticamente impossível”, disse a diretora de Ensino Infantil, Mariane Martins.
O prefeito afirmou que em vários pontos discorda do governador João Dória na condução do combate à pandemia e citou como exemplo o fato de o comércio não essencial ter autorização para abrir somente por 4 horas. Além disso, Citadini disse que o público das redes estadual e municipal de Educação são bem distintos.
“Nossos alunos são na maioria do Ensino Infantil e Fundamental e já nas escolas estaduais a grande maioria dos alunos é do Ensino Médio. Esta diferença etária também exige uma outra forma de ação para o retorno. Um aluno do segundo grau atende com maior facilidade as recomendações. Como vamos conseguir isso com crianças de 6 meses a 5 anos?”, declarou o prefeito.
O chefe do Executivo afirmou ainda que tem preocupação além da contaminação dos alunos que eles possam se transformar em vetores de transmissão levando o vírus para as famílias e por isso diz não abrir mão de fazer o retorno das aulas somente com o menor risco possível. “Nós temos muitos alunos que moram com os avós, nós temos uma educação inclusiva efetiva na re-de e no nosso entender nossas características são diferentes da rede estadual, por isso vamos coordenar o nosso retorno. Se o Estado voltar com as aulas nas suas escolas não podemos impedir, mas na nossa rede atentaremos para as nossas peculiaridades” enfatizou o prefeito Marco Citadini.

Veja também