Prefeitura de Capão Bonito quer criar complexo de saúde na Vila São Paulo

A Prefeitura de Capão Bonito está criando um verdadeiro complexo de Saúde na Vila São Paulo com as obras de várias unidades que estão terminadas ou iniciadas no bairro.
Além da nova Unidade Básica de Saúde que foi entregue na gestão do prefeito Marco Citadini em 2019, a região terá ainda uma Policlínica de Especialidades, que está na primeira etapa das obras, um novo Centro de Fisioterapia e novas instalações para o CAPS que estão em fase final de conclusão.
As obras estão sendo conduzidas pelas Secretarias de Saúde e de Planejamento e o projeto de construção teve seu início em maio de 2019 e tem previsão para conclusão para os próximos meses.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é oferecer uma nova estrutura que consiga atender as necessidades dos pacientes de Capão Bonito de forma mais eficaz e também estando numa região da cidade com grande densidade populacional.
Mesmo com a paralisação econômica do país devido a pandemia, a prefeitura não tem poupado esforços para o término das obras, por entender que esses serviços são essenciais para a saúde pública.
O novo local para o Centro de Fisioterapia está sendo reconstruído no prédio onde funcionava o Centro Odontológico, já que os dentistas que atuam na rede pública do município estão agora nas UBSs para ficarem mais próximos da população.
“Fizemos com que postos de saúde tenham um gabinete dentário para atender a população do bairro e vamos transformar o Centro Odontológico que tinha problemas estruturais no seu telhado numa nova unidade de Fisioterapia adequada para atender o aumento de demanda neste setor”, disse a secretária de Saúde Ana Fernanda Lima.
Outra obra importante que a Prefeitura está construindo na região é o prédio da Policlínica de Especialidades, que receberá os profissionais que atuam no Centro de Especialidades e que ao longo dos últimos anos sempre ficou em imóveis alugados e nem sempre considerados os mais adequados para atendimento médico.
Desta forma, além de economizar com gastos de alugueis, a prefeitura ainda irá ter um local sem improvisações para atender os pacientes da cidade que necessitarem de médicos especialistas. Com a unidade da Policlínica nova a prefeitura espera ter maior facilidade para contratar profissionais médicos para atuarem no município.
O novo prédio do CAPS, onde antes funcionava a UBS da Vila São Paulo, também tem como intenção aproximar as ações deste equipamento de saúde ao CREAS que são ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social.
O prédio está sendo totalmente reformado e a intenção é que ele fique próximo também da nova Policlínica.
“Com o CAPS aqui perto do CREAS vamos poder ter uma integração de trabalho mais efetiva já que os dois equipamentos precisam atuar muitas vezes em conjunto e esta proximidade vai facilitar muito nossas ações”, disse a secretária de Desenvolvimento Social Raquel Silva.
Segundo os secretários municipais, a decisão de centralizar o atendimento de vários equipamentos de saúde na região da Vila São Paulo, foi uma determinação do prefeito Marco Citadini, que após fazer um levantamento dos atendimentos prestados no Centro de Especialidades e no de Fisioterapia verificou que a grande maioria dos usuários do sistema público reside em vilas como a Bela Vista, Aparecida, São Paulo e Vale Verde.
“A iniciativa de centralizar o atendimento nas proximidades da Vila São Paulo visa facilitar para a maior parcela da população que é atendida pelos serviços públicos. Se grande parte dos atendidos no Centro de Fisioterapia, por exemplo, mora nos bairros que ficam mais longe do centro da cidade é mais lógico e humano que a unidade fique onde estão seus usuários. Por isso decidimos centralizar na Vila São Paulo, que fica no centro dos bairros mais populosos da cidade,” disse o prefeito.

Veja também