Prefeitura determina contenção de gastos enquanto contrata show e faz festa

Vários setores da prefeitura de Capão Bonito foram comunicados que serão necessários esforços dos funcionários municipais para contenção de gastos mesmo estando no começo do mês de março e com quase 10 meses para o fechamento do ano administrativo da municipalidade.

Essa semana o diretor de abastecimento da frota de veículos, Felipe Leite Momberg, enviou memorando para diversos setores informando que após reunião e por determinação da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, os gastos com combustíveis terão que ser reduzidos e deverão ser usados com moderação.

Além do memorando, há relatos de reuniões na Secretaria de Educação onde também teriam sido comunicados aos funcionários do transporte de alunos e outros serviços que as horas extras do setor seriam cortadas 100%.

Funcionários da Secretaria de Obras também teriam sido comunicados que não devem mais fazer horas extras e também estariam com dificuldades de receber pelas horas extras feitas nos últimos dias.

Entre funcionários da prefeitura, comenta-se que houve um descontrole com aumento de gastos com a realização de obras, shows e muitas outras ações determinadas pelo prefeito que deverá tentar a reeleição. Outro ponto levantado por funcionários é que a Secretaria de Administração e Finanças não teria atentado que este ano a prefeitura não terá a entrada de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) feita pela empresa Suzano em fevereiro do ano passado após uma disputa com a gestão passada e que gerou incremento de cerca de 25 milhões aos cofres da prefeitura.

Incoerência de medidas

As medidas de contenção de gastos no começo de março contrastam com o pagamento de shows e outras despesas por parte da atual administração. A dupla Cesar Menotti e Fabiano, que virá se apresentar no aniversário da cidade, terá um custo de 313 mil reais e a prefeitura essa semana já pagou antecipadamente 50% do valor que é 156 mil reais. Além disso, a cada mês são chamados novos nomes para a equipe de cargos de confiança do prefeito Júlio Fernando, tanto que desde o começo deste ano não está sendo possível acessar no Portal Transparência a relação de cargos de confiança da administração municipal. Comenta-se no meio político que a pane no site da prefeitura teria sido proposital para dificultar o acesso aos nomes dos novos contratados.

Entre pessoas com experiência em administração pública comenta-se que a atual gestão inchou a prefeitura, tanto que o próprio prefeito se vangloria de ter chamado 400 novos funcionários públicos. Para se ter uma comparação, a prefeitura de Itararé, que tem população muito parecida com Capão Bonito, tem cerca de 1.400 funcionários municipais e a prefeitura capão-bonitense estaria perto de 2.100 funcionários concursados.

“Como explicar que o número de funcionários públicos municipais de Capão Bonito cresceu mais de 30% nos últimos três anos se a cidade no último Censo do IBGE continua com pouco mais de 46 mil habitantes. Há algo de errado nesse cálculo”, disse um especialista em administração ouvido pelo O Expresso.

A reportagem de O Expresso questionou a prefeitura sobre quais seriam os motivos para contenção de gastos logo no começo do ano, mas não obteve resposta.

Veja também