Prefeitura segue com o projeto “Adote uma árvore”

A Secretaria de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente de Capão Bonito segue trabalhando com o projeto “Adote uma árvore”. E o calor intenso do mês de janeiro e a maior conscientização ambiental está incentivando muitos cidadãos a fazer parceria com a prefeitura neste programa, onde a pedido do proprietário a Divisão de Meio Ambiente faz uma vistoria no local e indica as espécies disponíveis e adequadas para a calçada.
Essa parceria está dando certo e a Divisão de Meio Ambiente está atendendo diversos pedidos de moradores para que realize o plantio de mudas, em uma semana foram plantadas seis árvores nas calçadas de residências, um recorde do programa.
“Quando o cidadão solicita, nós fazemos uma vistoria técnica na residência e realizamos o plantio da muda adequada para o local. A ação não tem custo para a população, sendo que produzimos a muda em nosso viveiro municipal. Fazemos o plantio e a primeira adubação. Caberá ao munícipe apenas molhar a muda”, explicou a diretora de Meio Ambiente Aline Erika Hori.
O projeto tem o objetivo de contribuir com a arborização urbana e melhorar a qualidade do ar e de vida da população.
“Um município bem arborizado, com árvores nas calçadas, parques, áreas verdes, torna-se um ambiente agradável para morar. As árvores não só atenuam o calor do sol, mas também absorvem ruídos e melhoram a qualidade do ar. Além disso, vários estudos já comprovaram a contribuição da arborização na saúde mental da população, já que proporcionam ambientes de inigualável beleza, agradáveis aos sentidos e ao lazer”, destacou o secretário de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente Reinaldo Daniel Junior.
As espécies mais escolhidas pelos moradores que adotam uma árvore são Ipê Amarelo, Quaresmeira e Cerejeira do Japão. Quando necessário a Divisão de Meio Ambiente também realiza o corte da calçada para o espaço da árvore que garante o desenvolvimento sadio tanto da parte aérea como das raízes.
Para fazer o plantio de muda em frente à sua residência, o munícipe deverá realizar a solicitação na Divisão Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone: 3543-1891.

Veja também