O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã de terça-feira, dia 23, de um evento em celebração aos 10 anos de instalação da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, em Buri, e que fica também muito próximo da cidade de Campina do Monte Alegre.
Esta é a segunda visita do presidente à universidade, em 2016, ao lado do escritor Raduan Nassar e Eduardo Suplicy, ele conheceu as instalações do campus. O campus de Buri surgiu após o escritor doar a fazenda que era de sua propriedade, de mais de 640 hectares (264 alqueires), para o governo federal para que fosse construída uma universidade para cursos voltados para a área de agricultura.
Lula lembrou o episódio que iniciou a criação do campus, quando o secretário da presidência Gilberto Carvalho entrou em seu gabinete dizendo que um professor queria doar uma fazenda para a USP e para a Esalq de Piracicaba há dois anos e não obtinha resposta da Universidade de São Paulo. Assim que teve essa informação o presidente disse que mandou Carvalho procurar o então ministro da Educação Fernando Haddad e hoje o campus da Lagoa do Sino é uma realidade e contribuiu para o avanço da região.
Além de contar um pouco da história da criação do campus durante o evento, o presidente anunciou um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões que irá beneficiar o campus Lagoa do Sino de Buri e os campus de São Carlos e de Sorocaba.
No campus da UFSCar em Buri, serão R$ 13 milhões destinados a obras de expansão, infraestrutura elétrica, auditório, biblioteca, entre outros benefícios.
Em companhia do presidente Lula, participaram do evento o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o escritor Raduan Nassar (que doou o terreno onde foi instalado o campus Lagoa do Sino), estudantes, funcionários e parceiros da universidade.
O ministro da Educação também aproveitou para falar da importância do novo programa de escolas de tempo integral para combater a evasão escolar em todo o país e informou que a cidade de Buri irá receber recursos da ordem de mais de 10 milhões de reais para construção de uma escola em tempo integral.
No evento foi notada a pequena presença de políticos com mandato no evento. Estavam presentes o prefeito de Buri – Germano Peschel, o prefeito de Itaberá – Alex Lacerda, o prefeito de Apiaí – Sérgio Barbosa, a prefeita de Nova Campina – Josy do Eliel e o prefeito de Itapeva – Mário Tassinari. Capão Bonito que faz divisa com Buri não teve nenhum representante eleito no evento.
Para representantes do governo federal e aliados do presidente, a ausência de alguns prefeitos e de vereadores da região mostrou a falta de espírito republicano de muitos políticos e mesmo com essa falta de consideração, a liberação de recursos e a inclusão de municípios da região em programas federais será sempre mantida, pois o governo do presidente Lula entende que governa para todos os brasileiros e não somente para seus eleitores.
“É triste ver um comportamento desse de nossos representantes. Têm cidades que reivindicam várias coisas do governo federal, como conjuntos esportivos, Samu e tantos outros pedidos e acabam sendo indelicados com o presidente quando este esteve na região”, disse uma petista ouvida pelo O Expresso.