Mais de 37 mil famílias têm a possibilidade de realizar o sonho da casa própria com subsídios disponibilizados por meio de Cartas de Crédito Imobiliário (CCI) do Casa Paulista, programa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH). Os subsídios são destinados a famílias que recebem até três salários mínimos, mensalmente, e desejam adquirir o seu primeiro imóvel.
O valor do cheque varia entre R$ 10 mil e R$ 16 mil, de acordo com a localização dos empreendimentos. Atualmente, as 37.593 cartas de crédito disponíveis estão distribuídas por 121 municípios, contemplando 14 regiões do Estado.
Desde 2023, mais de 16 mil unidades do Casa Paulista – Carta de Crédito Imobiliário já foram entregues. A gestão do governador Tarcísio de Freitas lançou 60.632 cheques do CCI desde o ano passado, o que representa 18% a mais do que o realizado em toda a história do programa, criado em 2012.
Para ter acesso à carta de crédito, o interessado deve se enquadrar no critério de renda, não possuir imóvel no próprio nome, escolher uma propriedade que pretende adquirir, fazer a simulação do financiamento com um funcionário ou correspondente da Caixa Econômica Federal e receber a aprovação pela instituição financeira, que é a responsável por conceder o financiamento habitacional das moradias.
O crédito pode ser somado a subsídios federais e à utilização do FGTS no financiamento habitacional, quando disponível. Desta forma, o valor das prestações fica compatível com a capacidade de pagamento das famílias.
O objetivo da gestão estadual com essa modalidade é auxiliar no suprimento das necessidades habitacionais dos municípios do Estado. Os recursos são provenientes do orçamento da SDUH.