Um grupo de cinco pessoas tem enfrentado uma verdadeira saga para resgatar e dar proteção aos cães abandonados na cidade de Guapiara. Sem apoio do Poder Público, os voluntários do ‘Projeto Anjinhos de Rua’, se mantêm através de rifas, bazares e doações da população. O local já conta com onze cãozinhos, que chegaram ao local de diversas maneiras, muitas delas, com maus tratos.
“Ajudar a acolher todos os cachorros abandonados no munícipio é uma tarefa humanamente impossível”, explica Sandra Assis, uma das responsáveis pelo grupo. Sandra explica que muitas pessoas costumam achar que o grupo tem vínculo com o poder público, mas isso não é verdade.
“Somos pessoas comuns, temos o nosso trabalho, contas a pagar, saúde para cuidar. Apenas temos um coração que não nos permite virar as costas para esses seres que não têm voz para se defender. Nossa receita advém de rifas, bazares. Muitas vezes tiramos do nosso bolso, doamos nossos objetos pessoais para venda. Os vereadores Neli Barros e Emerson Ferrugem questionaram sobre a regularização da ONG. Ocorre que isto demanda dinheiro e o que entra nós compramos ração, remédios, pagamos castração e cirurgias ortopédicas. Entre regularizar a ONG e matar a fome dos inocentes, ficamos com a segunda opção”, ressalta.
Segundo Sandra Assis, o local onde o grupo acolhe os animais, necessita de estrutura própria. Por não haver água no local, os voluntários levam galões cheios de suas casas ou enchem na casa de vizinhos, que generosamente cedem sua torneira para encher os galões. No local, ainda não há baias para a separação dos animais. “Seria uma irresponsabilidade nossa, abrigar todos os animais lá, devido ao perigo de brigas, a impossibilidade de dar banhos, etc”.
Sandra conclui que o abandono, principalmente de animais doentes, é crescente na cidade, e que próximo ao local em que estão os cães resgatados, há um forno desativado, onde diversas pessoas jogam lixo, móveis velhos e aproveitam para abandonar os animais. “O local virou um lixão, uma agressão ao meio ambiente. Em menos de um mês já abandonaram seis animais lá. Constantemente estou fazendo denúncias no site da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal”.
A ação que esses voluntários estão exercendo em prol da causa animal é um exemplo de generosidade e amor. Todo apoio e conscientização da população são mais que necessárias. Não abandone quem sempre estará ao seu lado. Abandono de animais configura crime de maus tratos e está previsto em lei.