O Projeto Freguesia Velha vai ganhar uma edição impressa e será lançada no primeiro semestre deste ano. O responsável pela edição, Diego Fernandes Ferreira, o Diego Jim, contou que o Projeto para publicação da edição especial contará com matérias sobre a história e cultura de Capão Bonito.
Diego Jim era colaborador do jornal Freguesia Velha, que era feito por jovens de nosso município, entre os anos de 2008 a 2012.
Em 2020, com a iniciativa do Projeto Freguesia Velha Museu da Imagem, Jim percebeu que ainda havia muita coisa a se falar de nossa cidade, a se relembrar e republicar.
O fomento partiu do edital da Lei Aldir Blanc, ação governamental destinada ao setor cultural enquanto permanecer o estado de calamidade pública da pandemia, em forma de renda emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura.
A pauta e as matérias a serem publicadas na edição serão votadas em enquetes e sugestões dos leitores e comentadores do grupo Freguesia Velha Museu da Imagem, no facebook. Acompanhe esse projeto permanente de discussão histórica e cultural da cidade.
Outra notícia bacana é que, além do Diego Jim, outro colaborador do antigo impresso Freguesia Velha, o professor Carlos Eduardo Souza Queiroz, também foi contemplado com a Lei Aldir Blanc. Carlos Eduardo irá lançar um livro com obras da jornalista e educadora Dulce Guimarães e vai mostrar todo o processo de edição e publicação do livro “Obra Reunida de Dulce Guimarães” em uma conta no instagram, @dulceguimaraesdecarvalho.
Que tenhamos um ano repleto de realizações no setor cultural de nosso município, um dos mais afetados pela pandemia e para superar esse momento de crise, conta-se com a colaboração de todos os setores comerciais e fomentadores.
Rafael Ap. Ferreira de Almeida, advogado









