A Prefeitura Municipal de Capão Bonito anunciou nesta semana a transferência de um dos principais projetos culturais do município, o Projeto Guri, para o prédio histórico localizado na rua Quintino Bocaiuva e que já serviu como sede do Paço Municipal e da Câmara de Vereadores.
Atualmente, o prédio abriga a Biblioteca Municipal Prof. Mário Gemignani que será também transferida para o recém-inaugurado Centro de Apoio Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire – antigo Capão Bonito Clube.
De acordo com a municipalidade, a transferência da mais tradicional biblioteca da cidade integrará o novo programa de incentivo à leitura e o início da implantação do Ensino Integral na rede municipal.
A nova sede do Projeto Guri também passará por algumas adequações apontadas no relatório de visita técnica pela equipe de supervisores regionais do programa. No espaço serão oferecidos cursos de violão, percussão, canto coral e sala especial para a coordenação.
De acordo ainda com o relatório técnico, com o novo ambiente cedido pela Prefeitura Municipal será possível armazenar os instrumentos musicais num ambiente mais adequado. “O espaço é localizado numa área central com infraestrutura nova e salas amplas”, aponta o documento.
Para o curso de formação de violão, o programa recomenda uma sala de no mínimo 20 m². Já para as aulas de coral é necessário um ambiente mínimo de 30 m² e 25 m² para o curso de percussão. Todos os espaços recomendáveis se encontram na área construída do prédio histórico.