Projeto impulsiona o artesanato em Capão Bonito e Ribeirão Grande

A importância do artesanato no Brasil não é somente histórica, mas também social, pois gera renda e promove a sustentabilidade, com diversas técnicas de aproveitamento de materiais.
Hoje, o artesanato é valorizado como sendo um produto exclusivo, uma arte original e de alto valor cultural.
Diante deste contexto, artesãos de Capão Bonito e Ribeirão Grande ganharam um importante apoio da Rede Cidadania Ativa através do Projeto de Artesania Sustentável, que vem oferecendo a oportunidade de qualificação e impulsionando o setor, que sempre teve um grande potencial regional. O projeto vem realizando trabalho com artesãos das duas cidades.
Segundo a Rede Cidadania Ativa, o objetivo é a formação, qualificação e ampliação dos meios de renda para os artesãos.
O Projeto Artesania Sustentável em marchetaria, por exemplo, se transformou num grande sucesso através da parceria com a Fibria, SENAR/Sindicato Rural e o Centro de Assistência Social “Pe. Henrique” .
O projeto promove qualificação para o artesanato regional, visando criar uma cadeia produtiva.
As pessoas interessadas podem participar e serem beneficiadas com cursos gratuitos de capacitação e técnicas em artesanato com diferentes linhas de atuações: madeira, tecido, fibras naturais, sementes, recicláveis e misto (diversos).
“A pessoa interessada só precisa se cadastrar e fazer parte da nossa equipe. O nosso escritório fica localizado na Av. Santos Dumont, 606 – CAS Padre Henrique. e o horário de funcionamento é das 09h00 às 15h00”, destaca a Rede Cidadania

Palestra
A Rede Cidadania Ativa visando ampliar o projeto também fez uma parceria com a Associação Comercial de Capão Bonito e o Sebrae-SP, viabilizando uma palestra sobre empreendedorismo e orientações sobre os processos, obrigações e responsabilidades e benefícios na formalização do MEI (Microempreendedor Individual).
Nesta palestra, realizada no começo de junho no Sindicato Rural de Capão Bonito, foram esclarecidos vários pontos aos artesãos e futuros empreendedores, como o que é ser empreendedor, o que é o MEI, quais as regras do MEI, quanto custa ser MEI, quais os benefícios, o que fazer antes de formalizar e as obrigações do MEI.
“Este conhecimento foi fundamental para que os artesãos e demais participantes saibam agir e pensar como empreendedores de verdade e tenham noções de como proceder para comercializar os seus produtos, como determinar o valor de seus produtos, saibam seus direitos e deveres e possam, no caso dos artesãos, integrar o catálogo eletrônico e impresso que o Projeto Gente Ativa – Artesania Sustentável produzirá neste segundo semestre de 2017. Não basta ser um bom artesão, ter boas técnicas e bons produtos se não souber comercializar de forma correta e assim obter lucro com os artigos produzidos”, informou a Rede Cidadania Ativa.

SERVIÇO
Maiores informações pelos telefones: (15) 3542-1370; (15) 99845-5275 ou no escritório da Rede de Cidadania Ativa na Avenida Santos Dumont, 606, Bela Vista – CAS Padre Henrique.

Veja também