Projeto “Reunir, prosear e tecer faz bem” promove encontro entre mulheres

No último dia 15, o bairro Ferreira dos Matos foi palco de um encontro especial promovido pelo projeto “Reunir, Prosear e Tecer Faz Bem”. Organizado pela assistente social Sônia Araújo, o evento reuniu cerca de 100 mulheres, incluindo integrantes da comunidade Santa Gertrudes e do bairro Baguaçu, onde Sônia também atua.

Sônia Araújo, além de assistente social, é mãe e cuidadora de um filho que sofreu um acidente. Mulher rural e terapeuta, ela cultiva e trabalha com ervas medicinais, e foi a partir dessa vivência que surgiu a ideia do projeto. A iniciativa nasceu da percepção de como muitas pessoas, especialmente na zona rural, acabam se isolando, vivendo uma rotina solitária no trabalho no campo, sem muitas oportunidades de interação e troca de experiências.

Durante a reunião, Sônia compartilhou seus conhecimentos sobre ervas medicinais e artesanato, proporcionando um espaço onde as mulheres puderam dialogar sobre temas essenciais como cultura, situações de casos de ansiedade e depressão na família. O encontro foi um momento de acolhimento e partilha, no qual todas se sentiram à vontade para contar suas histórias e vivências sem receio de julgamentos.

“Foi um momento muito bonito, onde se falou de autoestima, autocuidado, autoconhecimento, como a mente tem o poder de nos colocar para cima ou para baixo, em um estado depressivo e de tristeza, muitas vezes por coisas que não são reais”, destacou Sônia.

Além das ricas trocas de experiências, o evento contou com sorteio de brindes e um delicioso café oferecido pela Cresol. Entre as participantes do projeto estavam Camila Garcia Souza, Rúbia Zanetini e Paloma Juiz, que prestigiaram a iniciativa e reforçaram a importância desse espaço de acolhimento.

Veja também