No próximo dia 15 de novembro, teremos as eleições mais importantes para as pessoas. A eleição de vereadores e prefeitos. Lamentavelmente, não se adotou a votação pela internet, por onde podemos fazer praticamente tudo. Pagar contas, conversar com pessoas em qualquer parte do mundo, assinar documentos, firmar contratos.
Preferiu-se manter a logística superada e anacrônica da requisição de prédios particulares, principalmente escolas, obrigando seus funcionários a fazer trabalho forçado de arrastar móveis e abrir espaço para a votação. Mais ainda, fazer com que mesários trabalhem gratuitamente para colher manifestação que seria facilmente exercida pelos mobiles. Não se esqueçam: o Brasil tem 265 milhões de mobiles em uso!
Enfim, o dia 15 está aí para que todos escolham as únicas autoridades com as quais o cidadão poderá se encontrar pessoalmente. Vereador, aquele que tem a incumbência de redigir as posturas municipais. Prefeito, o gerente de que a cidade precisa para ordenar seus serviços. Um grande síndico do condomínio em que nós moramos.
Veja bem: essas pessoas são aquelas que poderão fazer a sua cidade melhorar ou piorar. Depois da pandemia, há um grande vácuo na sociedade. Milhões de invisíveis, de excluídos, de desempregados, de desalentados. A cidade tem de ter um bom gerente. Alguém que impulsione os negócios. Que transmita entusiasmo para os munícipes. Que promova a cidade e faça com que ela desperte para aqueles rumos ainda inexplorados. Fortalecer os serviços locais, o comércio local, estimular o alunado de todas as escolas a ser criativo, a resolver pequenos problemas e a empreender.
São anos preciosos, em que todo o mundo está absorvendo as mutações profundas trazidas pela Quarta Revolução Industrial. É mais do que urgente conectar todas as pessoas, fazer com que as redes sociais sejam propulsoras do progresso e de um convívio harmônico e fraterno. Tudo isso se faz numa cidade. E se prefeito e vereadores forem bons, não há quem segure o progresso do seu município. Escolha bem. Qual é o prefeito que você quer?
José Renato Nalini é Reitor da Uniregistral, docente da Pós-graduação da Uninove e Presidente da Academia Pau-lista De Letras – 2019-2020.









