Região de Sorocaba continua na Fase Laranja até 10 de agosto

O Governo do Estado manterá, pela terceira semana consecutiva, a região do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, que é formado por 48 municípios, na Fase Laranja do Plano São Paulo de reabertura da economia nesta pandemia de Coronavírus.
A informação foi divulgada no dia 24, pelo governador João Doria na já tradicional entrevista coletiva em que são divulgados os dados de todo o Estado.
Nessa Fase, o Governo do Estado permite a essas cidades o funcionamento restrito de algumas atividades não essenciais. Entre elas, comércios de rua, lojas, escritórios, imobiliárias e concessionárias de veículos.
Uma nova avaliação sobre a evolução dos casos em todo Estado deverá ser feita no dia 10 de agosto, até lá a maioria dos municípios de São Paulo ficarão na cor Laranja, estando a capital, Grande São Paulo, litoral Sul e Vale do Ribeira na cor Amarela e regiões de Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba na cor Vermelha ou Fase 1.
Cada um desses 48 municípios pode decidir se fica na Fase Laranja ou se regride à Vermelha – a mais restritiva do plano. Essas cidades não podem evoluir para a Fase Amarela, com pena de responderem ação judicial ou aplicação de multa diária, estipulada de acordo com a gravidade da infração.
Apesar da determinação do Estado de manter a região na cor Laranja e na Fase 2 do plano de reabertura, muitos prefeitos fizeram decretos municipais com medidas que flexibilizam as atividades comerciais, praticamente promovendo seus municípios para a Fase 3 ou cor Amarela.
Estas prefeituras devem sofrer com ações movidas pelo Ministério Público que tem acionado o Poder Judiciário para que prefeitos que tenham flexibilizado suas economias em grau superior ao que tem determinado o governo estadual sejam obrigados a rever suas determinações sob pena de punição da Justiça.

Casos em queda
O município de Capão Bonito fechou na última quarta-feira, dia 29, com 409 casos confirmados, sendo 312 considerados curados, o que demonstra que o protocolo clínico e de tratamento adotado pela Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa tem sido eficiente no combate ao Coronavírus.
A taxa de ocupação hospitalar em Capão Bonito permaneceu esta semana sendo considerada baixa, com apenas 05 pacientes internados no setor de Enfermaria, entre pacientes confirmados e suspeitos, e com nenhuma das 05 vagas existentes da UTI sendo usada.
Além disso, 43 pessoas testadas aguardam o resultado, sendo que 40 já estão cumprindo a devida quarentena domiciliar.
Capão Bonito já ultrapassou a marca de 1.500 testes, uma das maiores testagens da região Sudoeste.
Em comparação com a semana passada, o município está tendo uma diminuição dos números de casos diários, o que pode indicar que a cidade já teria alcançado seu pico de contaminação.
Segundo técnicos da área da Saúde local e da Santa Casa, uma das estratégias que tem dado certo na cidade foi a internação de pacientes mesmo que estejam com sintomas não muito graves, possibilitando que seja diminuído o risco de uma piora do quadro e também que seja evitada a transmissão.
“Há alguns dias nossa enfermaria e nossa UTI quase atingiram a capacidade máxima, mas o fato de termos internado alguns pacientes mesmo que fossem com sintomas menos agressivos se mostrou uma estratégia correta”, disse o administrador do hospital Nilton Soares de Lima.
Mesmo com a UTI funcionando de forma ativa e com equipamentos comprados pela prefeitura e pela Santa Casa e com a doação de cinco respiradores cedidos pela Secretaria Estadual de Saúde e dois pelo Ministério da Saúde, o hospital de Capão Bonito continua recebendo melhorias.
Esta semana o prefeito Marco Citadini e a secretária municipal de Saúde Ana Fernanda Lima entregaram mais equipamentos que serão utilizados na UTI. Desta vez foram comprados pela prefeitura carrinhos para medicamentos e também para armazenamento na nova unidade que foi montada no começo de junho.
“Em parceria com a Santa Casa montamos a UTI Covid de Capão Bonito no começo de junho. Sabíamos que seria necessário a aquisição dos equipamentos com a unidade em funcionamento, mesmo assim nossa UTI é considerada a mais bem montada entre todas que foram abertas para a finalidade de Covid na região de Sorocaba. Isto mostra que nossa parceria com a Santa Casa tem dado certo”, disse o prefeito Marco Citadini.

Veja também