Resgatando a história

A cidade de Capão Bonito comemorou no último final de semana seu aniversário de 160 anos de fundação do município. Com poucos recursos foram feitas várias atividades culturais, esportivas e de lazer, mas o ponto alto teve lugar na tarde do último sábado com a realização de um desfile cívico com a presença de escolas públicas, particulares e também de algumas entidades e associações do município.
Desfiles cívicos para comemorar a data de aniversário é uma tradição em praticamente todas as cidades do interior do Brasil.
Em Capão Bonito esta tradição sempre existiu, mas tinha sido deixada um pouco de lado em anos passados voltando e ser reativada em 2016 e com maior ênfase neste ano em que se comemorou os 160 anos de fundação do município.
O desfile teve como tema um resgate da história da localidade buscando cada escola participante homenagear um personagem ou um momento do passado do município. Este tema proporcionou, por exemplo, que participasse do desfile um cidadão de 93 anos do bairro do Taquaral que foi testemunha dos últimos tiros dados na Revolução Constitucionalista de 1932, especificamente no seu bairro e, consequentemente, em solo capão-bonitense.
Além desta passagem mar-cante, outras personalidades da história do município foram homenageadas, com religiosos, educadores, escritores, ex-prefeitos sendo lembrados por suas contribuições ao desenvolvimento da cidade, mostrando que efetivamente o evento serviu para uma recuperação de pelo menos parte da história do município.
A realização do desfile envolveu praticamente toda a comunidade escolar e embora o Poder Executivo tenha parte dos méritos no sucesso do evento, os louros devem ser direcio-nados com maior ênfase aos alunos, pais de alunos, professores, funcionários das áreas de Educação e Cultura, diretores de escolas e tantas outras pessoas que se dedicaram com grande esforço para que suas respectivas unidades escolares se destacassem no momento da apresentação.
Efetivamente o evento foi algo de muito positivo em quase todos os seus aspectos desde o horário de sua realização em que se evitou o sofrimento das crianças em momento de sol mais forte, seguindo pela passagem rápida em frente ao palanque até o espaço reservado para que pessoas com necessidades especiais e idosos pudessem assistir a passagem dos participantes em segurança e sem qualquer outro tipo de incomodo.
Que desfiles como do último final de semana possam ser realizados de forma continua sempre tendo como tema algo de destaque do município para que seja além de um evento de lazer um momento em que a população possa conhecer mais sobre a história, as tradições e potenciais existentes em todo território que abrange o município. É um momento de resgate que merece ser estimulado e preservado.

Veja também