Ribeirão Grande apresenta Base Nacional Curricular aos educadores da rede municipal

A Prefeitura de Ribeirão Grande, através do Departamento de Educação, convidou os professores e gestores das escolas municipais para uma reunião de apresentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que a partir deste mês, estabelece diretrizes para a Educação Básica – ensinos infantil e fundamental – em todas as escolas do país.
O encontro foi organizado na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município e contou também com a participação das diretoras das unidades escolares vinculada ao Departamento Municipal de Educação.
Além de explicar a importância da Base para o pleno desenvolvimento do conhecimento e de habilidades nos alunos, a diretora de Educação, Renata Vieira, explicou que o encontro serviu ainda como orientação aos educadores sobre as atividades propostas no plano. Segundo a diretora de Educação, a implantação total da nova base será em 2020, entretanto, as transições e adequações do ensino devem ocorrer ao longo dos próximos anos.
“Com a nova base, o MEC pretende garantir a Aprendizagem e Desenvolvimento de todos alunos e unificar o ensino por todo país”, contou.
O documento é referência curricular obrigatória, mas cabem aos estados e municípios a revisão e readequação de seus respectivos currículos e propostas pedagógicas.

O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular tem origem a partir do Plano Nacional de Educação, elaborado em 2014. Desde então, o documento foi lapidado em três versões, sendo a versão inicial formulada com participação de 12 milhões de pessoas. Já a segunda versão teve a contribuição de 9 mil professores e especialistas em educação, sendo debatida nos 27 estados da Federação.
Finalmente, a última versão foi consolidada pelo Conselho Nacional de Educação, após a realização de cinco audiências públicas pelo Brasil – uma audiência em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).
O Ministério da Educação (MEC), então, homologou o documento em 20 de dezembro de 2017. Além de fornecer as diretrizes para a metodologia de ensino nas escolas, a BNCC também orienta políticas para a formação de professores, produção de material didático e sistema de avaliação.
De acordo com o MEC, a Base Nacional Curricular define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica – de forma progressiva e por áreas de conhecimento (linguagens, ciências humanas e da natureza, matemática etc.)
O documento tem o propósito de atender ao previsto na Constituição Federal de 1988 no tocante à Educação, ou seja, permitir o pleno desenvolvimento da pessoa, que ela esteja apta para exercer sua cidadania e que seja qualificada para o trabalho, de modo que se construa uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Veja também