Ribeirão Grande estende horário de atendimento na Saúde

Para melhorar a qualidade dos serviços prestados na rede pública de Saúde, a Prefeitura de Ribeirão Grande, através da Diretoria da Saúde, atualmente comandada pela enfermeira Andreia Milani, e com apoio do DGI (Diretoria de Governo e Infra-estrutura), através do diretor Wilson Grillo, ampliou o horário de atendimento ao público das 6h00 às 20h00, aumentando desta forma o funcionamento da Posto de Saúde em cinco horas.
Das seis horas da manhã até as cinco da tarde, o atendimento é completo, tanto nos procedimentos de rotina voltados à Atenção Básica, por meio do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), como nas consultas do Pronto Atendimento, que são os casos de urgência e isolados dos prontuários de acompanhamento.
Já das 17h00 às 20h00, o atendimento será exclusivamente voltado ao Pronto Atendimento. A diretora Andreia Milani explicou que a proposta de ampliação do funcionamento do Pronto Atendimento é diferente da Estratégia da Saúde da Família. Conforme ela, o PA será direcionado para atender queixas momentâneas da população.
“No atendimento ESF os procedimentos são mais criteriosos e criam vínculos entre a equipe de saúde e os pacientes, sempre com a proposta de maior número de agendamentos possíveis”, explicou.
Já o objetivo do Pronto Atendimento Noturno é outro.
“No Pronto Atendimento atendemos queixas momentâneas, atendimentos mais simplificados, como pequenos desconfortos, casos de dores abdominais, diarreia, dores de cabeça e febre. Além disso, quando o estado é um pouco mais grave, o objetivo da equipe multidisciplinar que está à disposição é de solucionar parte do problema, encaminhando, se necessário, para outros complexos de Saúde para diagnósticos mais precisos, solicitação de exames e demais procedimentos necessários”, esclareceu Milani.
A diretora explicou ainda que esse novo atendimento traz mais comodidade aos moradores de Ribeirão Grande.
“Estamos facilitando acesso ao serviço de Pronto Atendimento e oferecendo atendimentos mais simples e que podem ser resolvidos no próprio município. A ideia é aproximar cada vez mais o serviço de Saúde junto a população”, falou.
Andreia Milani esclareceu ainda que o novo horário ainda está em fase experimental e que pode sofrer ajustes.
A prefeitura também está estudando a possibilidade de ampliar o atendimento até as 22h00, em caso do aumento da demanda.

Veja também