Desintegrado há mais de dois anos das regiões turísticas do Mapa Brasileiro de Turismo, Ribeirão Grande, através da coordenadoria de Turismo, conseguiu novamente a inclusão à Região Turística Rota das Cavernas, junto com os municípios de Itapirapuã Paulista, Barra do Chapéu, Apiaí, Ribeira, Itaóca, Iporanga, Eldorado, Barra do Turvo, Cajati, Jacupiranga e Eldorado.
Além da nova integração, Ribeirão Grande também vem se destacando no desenvolvimento e execução das políticas públicas voltadas ao Turismo e usará uma das suas potencialidades do setor, o Parque Estadual Intervales, para sediar o 10º encontro do Programa de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo do Codivar (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul).
O evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 10h00 na sede do Parque Intervales, em parceria com o Senac, Sebrae e Fecomércio. Segundo a coordenadora de Turismo, Sônia Araújo, o objetivo é discutir o planejamento regional do Turismo junto com os municípios da Rota das Cavernas e do Circuito da Cerâmica.
“No período da manhã vamos rever a hierarquização dos atrativos turísticos e a pesquisa de demanda e à tarde, haverá uma análise dos equipamentos turísticos, meio de hospedagem e gastronomia regional”, explicou.
“Essas reuniões são muito importantes porque as cidades são pensadas em um cenário regional, o que dá uma representatividade significativa a cada um dos municípios envolvidos. Para Ribeirão Grande, será uma oportunidade de retomar e amadurecer a força turística da cidade”, destacou a prefeita Eliana Santos Silva.
A prefeita ressaltou ainda que, apesar do envolvimento regional estar no início, o trabalho tem sido muito importante. “A criação de um circuito turístico regionalizado fortalecerá cada cidade individualmente, já que o turista pode visitar duas ou três cidades num final de semana, conhecendo diversos locais da nossa região”, enfatizou.
Mapa do Turismo
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.