Sabesp faz obra para melhorar abastecimento na região central de Capão Bonito

A Sabesp está fazendo uma obra, há muito tempo esperada, para solucionar a interrupção no fornecimento de água na região central de Capão Bonito e também para alguns bairros mais próximos do centro. Trata-se de uma rede virgem, que ligará a ETA (Estação de Tratamento de Água) situada na avenida Adhemar de Barros, no bairro Cruzeiro, até o reservatório que fica na rua General Carneiro, há poucos metros da praça Rui Barbosa. Esse reservatório foi construído no começo da década de 50 do século passado, durante a gestão do ex-prefeito Araldo Lírio de Almeida, portanto, há mais de 70 anos.

De acordo com pessoas ligadas à área de saneamento básico, a nova rede era há muito tempo reivindicada e sua construção irá praticamente dobrar a capacidade de recebimento de água do reservatório. A rede atual que faz a ligação entre a ETA e o reservatório central, tem sérios problemas de rompimento pelo fato de ser muito antiga e não homogênea, isso por ter recebido reparos ao longo de mais de 70 anos de uso.

“Com décadas sendo usada, a atual rede que alimenta o reservatório do centro sofreu vários rompimentos em muitos locais diferentes, isso por desgaste do tempo. Esses rompimentos causaram várias interrupções durante o ano e somente essa nova rede solucionaria esse problema”, disse uma pessoa da área.

A obra está sendo feita pela empresa AWE e estão sendo colocados tubos de polietileno de alta densidade de 250 mm, com equipamentos modernos que causam o menor impacto possível, já que não está sendo feito a abertura de valas na área central da rua, como ocorria antigamente. O total de gasto da obra pode superar R$ 1 milhão.

Os equipamentos de perfuração de alto impacto, usados pela empresa contratada, tem capacidade para fazer a colocação de tubos com abertura de um espaço na rua a cada 150 metros, no caso da obra de Capão Bonito os buracos estão sendo feitos entre 80 e 100 metros, o que deteriora bem menos o pavimento.

Os tubos PEAD, tem grande durabilidade e resistência em caso de um conserto os reparos são feitos de forma muito mais rápida, já que esses tubos aceitam serem colados. Com a instalação da nova rede será até possível que haja a instalação de hidrantes, caso isso seja solicitado por algum proprietário de imóvel.

No ano passado, a cidade viu um incêndio num depósito de material de construção que preocupou moradores da região central e autoridades. Apesar de o incêndio ter sido controlado com eficiência, foi notada a falta de hidrante que poderia ter complicado a atuação dos bombeiros e da Defesa Civil.

Como a rede de distribuição de água tem mais de 70 anos não comporta a instalação de hidrantes tão importantes para o combate de grandes incêndios. Agora com este investimento da Sabesp, além de acabar com a interrupção no fornecimento de água, poderá possibilitar a instalação dos fundamentais hidrantes para combate de grandes incêndios.

Veja também