A Santa Casa de Misericórdia de Capão Bonito organizou um mutirão de doação de sangue para o hemocentro do hospital local.
A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu dois veículos para o transporte de Capão Bonito a Sorocaba dos doadores.
O projeto foi idealizado pela farmacêutica Aliana Miranda, que trabalha na área de transfusão de sangue da Santa Casa.
O mutirão realizado na última terça-feira, dia 21, contou com a colaboração de 16 voluntários, que viajaram até a cidade de Sorocaba para a devida coleta, divididos em dois veículos. “Em razão da pandemia, as coletas de sangue tiveram uma grande diminuição em relação ao mesmo período do ano anterior, e por isso, decidimos realizar essa iniciativa”, ressaltou a farmacêutica.
Antes do embarque, todos os voluntários seguiram o protocolo de prevenção contra o Coronavírus, como aferição de temperatura, higienização das mãos e também do veículo, além do distanciamento recomendado.
“O veículo é para 16 pessoas, porém, dividimos sete voluntários por veículo”, explicou Miranda.
O principal requisito para a doação é ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado clínico de saúde.
Para atrair voluntários, a farmacêutica Aliana Miranda utilizou as redes sociais.
“Sempre tive vontade de ajudar o próximo de alguma forma, e foi através dessas circunstâncias da pandemia, quando um paciente testado positivo ao Covid19, necessitava de uma transfusão de sangue, reforçou esse meu desejo de colaborar. Essa experiência foi extraordinária, doar sangue é mais que um ato de amor, é através de uma atitude simples capaz de encher o coração de esperança daqueles que precisam, e saber que isso poderá salvar a vida de várias pessoas é uma benção. Só tenho a agradecer a todos que foram doar, aos profissionais da saúde e a Prefeitura de Capão Bonito”, declarou.
Aos voluntários interessados em doar sangue, é necessário entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone 3543-9600, ramal 9626, da agência de transfusão, e aguardar a próxima viagem.