Saúde interessa sim!

Em toda pesquisa que é feita sobre as maiores demandas por serviços públicos nas cidades brasileiras, uma parcela das mais significativas das reivindicações está invariavelmente destinada ao setor de saúde.
Não é de hoje que o brasileiro cobra das autoridades, sejam elas municipais, estaduais ou federais, que façam investimentos na área da saúde para melhorar o atendimento prestado a população, principalmente em relação SUS (Sistema Único de Saúde), que atende a imensa maioria dos cidadãos.
Na semana passada este veículo de comunicação fez ampla matéria em que relata as iniciativas do Poder Executivo Municipal para implantar um complexo de equipamentos de saúde na região da vila São Paulo.
No local, após concluir a construção de um amplo Posto de Saúde em 2019, estão sendo feitos um novo Centro de Fisioterapia, um novo local para o CAPS e um novo prédio para uma Policlínica, este último para receber os médicos especialistas que atendem no município. Estes projetos mostram que a atual administração municipal tem um compromisso com o setor de saúde, pois além das obras que não são poucas neste setor, o atual governo tem se preocupado como detalhes significativos, como, por exemplo, construir este complexo de saúde onde há maior concentração da população usuária do sistema de saúde público no município.
A atenção com a melhoria do setor de saúde parece ter sido a missão principal da atual gestão, desde os seus primeiros dias e prova disso é que mesmo com a crise econômica que afeta duramente o país não houve nos últimos anos nenhuma crise ou atraso de pagamento de repasses à Santa Casa local, que é a grande parceira da prefeitura no atendimento da população na área de saúde, além disso, os índices de saúde do município nos últimos anos são bons e mostram que há preocupação com a atenção básica.
Evidentemente que o atual governo não fez festa do peão, não trouxe shows musicais com duplas famosas e pode ser criticado por isso, mas não se pode deixar de fazer justiça quando se trata de atuação na área da saúde.
A cidade está tendo atuação correta neste setor, mesmo com a imensa demanda existente por serviços em exames, consulta e todo tipo de procedimento de saúde.
Uma amostra clara da preocupação com área da saúde pôde ser visto com a atuação no combate a pandemia de Coronavírus. Com a cidade tendo inclusive papel de liderança regional mostrando que com firmeza e responsabilidade é possível enfrentar até mesmo a pandemia que tanto tem preocupado a população capão-bonitense.
Basta lembramos que a Santa Casa local que tem mais de 80 anos de existência só ganhou uma UTI agora graças ao empenho de uma prefeitura comprometida com a saúde de seus munícipes.
Talvez estes dados não deem tanta visibilidade como a construção de creches, praças e asfalto nas ruas, mas certamente salvam vidas e isto deveria ser a prioridade para qualquer gestor público.

Veja também