Secretaria de Educação realizou exposição em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial – Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico (CAMP), realizou a “1ª Exposição do Amor – Cromossomo 21”, em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21, no Centro Paulo Freire, antigo Capão Bonito Clube.
A exposição contou com oitenta quadros com fotografias dos alunos com Síndrome de Down que estudam em escolas municipais de Capão Bonito. As fotos foram tiradas tanto no ambiente escolar como também em estúdio.
De acordo com a dirigente de Educação Especial Carmen Bonani, além de celebrar o dia especial, a exposição teve como objetivo sensibilizar a sociedade e mostrar as atividades dos alunos com Síndrome de Down no ambiente escolar por meio de Educação Inclusiva.
O prefeito Marco Citadini elogiou a ação e enalteceu o aumento de atendimentos por meio da Educação Inclusiva em Capão Bonito.
“Parabenizo a todos da Secretaria, da Divisão e das escolas por este importante evento e por todas as atividades que estão sendo realizadas. Estamos investindo na Educação Especial, apoiando o CAMP, efetivando auxiliares para os alunos com necessidades especiais, reativando as salas de recursos multifuncionais, entre outras ações. E o resultado veio, pois nos últimos dois anos o número de alunos com deficiência atendidos pela municipalidade cresceu em 60%”, destacou Citadini.

Educação Inclusiva
A Secretaria de Educação tem aumentado a atenção com a Educação Inclusiva para atender todos os alunos com necessidades especiais do município dentro do ambiente escolar.
De acordo com o CAMP, em 2017 eram 70 alunos com deficiência atendidos e neste ano o número chegou a 112 estudantes, um aumento de 60%.
O CAMP atualmente conta com orientadores educacionais e técnicos da saúde, como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo, e para apoiar ainda mais a Educação Inclusiva, o prefeito Marco Citadini criou neste ano a Divisão de Educação Especial.
“A Divisão é importante para focar exclusivamente neste tema tão relevante. No CAMP e nas escolas municipais fazemos todo o acompanhamento com os alunos com necessidades especiais, por meio de profissionais qualificados para essa demanda”, explicou a dirigente Carmen Bonani.
Nas unidades escolares, o acompanhamento é feito pelos auxiliares de alunos com necessidades especiais, que atendem todas as peculiaridades dos alunos da Educação Especial. Somente neste ano, o prefeito Marco Citadini efetivou mais cinco auxiliares.
Outra ação importante da atual gestão foi a reorganização das Salas de Recursos Multifuncionais em nove escolas municipais. O programa disponibiliza às unidades escolares equipamentos de informática, mobiliários e materiais pedagógicos.
O prefeito Marco Citadini ressaltou que todas essas ações são essenciais para Capão Bonito ser referência em Educação Inclusiva. “Agradeço e parabenizo o trabalho da Secretaria de Educação, da Divisão de Educação Especial, das escolas e de todos os colaboradores do setor. Os alunos com necessidades especiais têm o direito a todo esse acompanhamento e vamos continuar realizando ações para uma educação cada vez mais inclusiva”, destacou o prefeito Marco Citadini.

Veja também