A Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou a ‘Premiação Estadual SIM e SINASC’, no dia 28 de julho, no auditório da Faculdade de Saúde Pública da USP em São Paulo.
O prêmio foi concedido a 130 municípios paulistas que apresentaram os bancos de dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) de acordo com os critérios estabelecidos. O município de Capão Bonito também foi um dos destaques da premiação que avaliou a qualidade da informação local, lançada nos sistemas.
O SIM/SINASC é um sistema informatizado com o objetivo de descentralizar o processo de coleta e processamento de dados referentes aos óbitos e nascimentos no país. Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).
A enfermeira Fabíola Kawai representou o município na premiação e disse que o prêmio é uma conquista de todos os profissionais do setor de saúde do município, mostrando que Capão Bonito apesar das dificuldades tem conseguido implantar avanços.