Skate, mais do que manobras em uma prancha com rodas, um estilo de vida

O Brasil é a segunda maior potência mundial do skate, só perdendo para os Estados Unidos.
Apesar dos vários títulos o esporte ainda não é valorizado como deveria, mas os praticantes concordam que está melhorando ano a ano.
Também pudera, a movimentação financeira já está na casa dos 300 milhões por ano aqui no Brasil.
O crescimento do esporte também pôde ser constatado em Capão Bonito que deve ganhar em 2017 uma nova pista no Jardim São Francisco. A cidade também tem praticantes com grande potencial como Gabriel de Oliveira, que neste ano conquistou 15 campeonatos.
O crescimento é tamanho que já teve até filme. O primeiro longa sobre skate produzido no Brasil estreou em 26 de novembro de 2010. O diretor Daniel Baccaro, também amante e praticante do esporte, levou 6 anos para concluir o trabalho. O documentário “Vida Sobre Rodas” narra a história do skate nacional pela trajetória dos quatro maiores nomes da modalidade no Brasil e no mundo: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias (o mineirinho).
Divulgando a modalidade
Na semana passada, Capão Bonito recebeu seis craques da modalidade, os skateboards Douglas, Marcelo, Guilherme, Marcos, Giovanne e Rafael Alves, que fizeram um tour por algumas cidades da região para divulgar o esporte e a marca de produtos da modalidade que representam, a Emperor.
Os skateboards estiveram no CT de Alan Galvão – Academia Number One – onde concederam uma coletiva à imprensa na noite do dia 09 de novembro.
“O skate é uma modalidade que exige muita concentração e treino, pois um deslize pode ser muito traumático. Temos marcas pelo corpo para provar isso. O esporte tem crescido muito no Brasil por ser democrático”, afirmou Douglas à reportagem d’O Expresso.
De acordo ainda com Marcelo, o objetivo do tour também é incentivar as novas gerações. “No nosso grupo tem integrantes com mais de 20, 30 anos de skate. Depois de muita batalha, altos e baixos, preconceitos, falta de incentivo e apoio, os desbravadores do skate conseguiram romper as barreiras e dar a credibilidade que hoje o esporte tem. Para muitos, o skate não é só um esporte e sim uma filosofia e um estilo de vida e é importante você divulgar aquilo que é sua vida”, alegaram Marcelo, Guilherme, Marcos, Geovanne e Rafael Alves.
O grupo finalizou a visita a Capão Bonito distribuindo autógrafos na Loja Território e passeando pelas ruas centrais.
Para o proprietário da Number One, Alan Galvão, é muito importante apoiar o esporte e ajudar na sua divulgação. “Temos muitos praticantes de skate em Capão Bonito e ao trazer esportistas que já têm vários anos dedicados a modalidade possibilitamos uma troca positiva de experiências”, afirmou Alan Galvão.

Skate
O skate surgiu no início da década de 1960 quando surfistas californianos entediados com o “nada para fazer” durante as marés baixas, resolveram surfar no asfalto.
Colocaram rodas de patins sob uma prancha de madeira e surgiu o Sidewalk Surf (surf de calçada). A partir daí não parou de crescer, modificar e sofisticar até chegar ao ponto de hoje.
Os primeiros campeonatos surgiram em 1965, porém o reconhecimento veio uma década depois.

Veja também