Desde que foi lançada, no dia 2 de abril, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma nova ferramenta desenvolvida pela Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado, permitiu a emissão de mais de 2,2 mil identificações veiculares para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O documento, idealizado pelas secretarias de Gestão e Governo Digital e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pode ser solicitado no site (https://ciptea.sp.gov.br/), onde já são feitos os pedidos para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. De forma simples e fácil, inserindo na área logada do portal CipTEA, a placa e o Renavam, é possível fazer o cadastro dos veículos, e após impressão, feita pelo próprio usuário, colar a identificação no vidro traseiro do automóvel. O adesivo, que agora permite que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham identificação veicular, atende à Lei Estadual 17.889/2024.
Atualmente, já existem mais de 45 mil carteirinhas CipTEA emitidas pelo governo paulista. O documento é um facilitador das pessoas com TEA acessarem serviços públicos e privados em todo o território paulista, além de auxiliar na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.