Nos próximos dias deverão serão registradas as candidaturas às prefeituras dos postulantes as cadeiras de chefe do Executivo dos três municípios que compõem a Comarca de Capão Bonito. Se nenhum dos candidatos tiver algum tipo de irregularidade que impeça seu registro e consequente candidatura deveremos ter 4 candidatos à prefeitura em Capão Bonito, 2 em Guapiara e 3 em Ribeirão Grande.
As eleições municipais deste ano deverão ocorrer dentro de um cenário nunca visto antes na história do país, pois apesar do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tentar mostrar através de suas publicidades que tudo deve ocorrer dentro da normalidade, é sabido que a disputa ocorrerá no momento em que o país ainda se encontra no enfrentamento de uma pandemia que tirou a vida de mais de 130 mil brasileiros.
Além das mortes, o combate à pandemia provocou uma crise sanitária no mundo e também no Brasil em que houve quase que uma paralisia total da economia deixando a realização da eleição numa situação de total incerteza.
Como a Justiça Eleitoral entendeu que o pleito deveria ocorrer cabe agora aos candidatos encontrarem formas de fazer suas campanhas com o menor risco possível à população, apesar de ser quase inimaginável que seja possível fazer campanha política sem contato com os eleitores.
Ao que tudo indica esta disputa municipal ocorrerá num cenário em que as mídias sociais serão fundamentais e terão uma grande importância para a divulgação das notícias e fatos e das atividades de cada um dos candidatos.
Desta forma a disputa ocorrerá num cenário totalmente diferente do que aconteceu há quatro anos, onde ainda era possível o contato entre candidatos e eleitores .
Apesar das mudanças que a pandemia vai causar e também graças a inovações tecnológicas e maior presença do cidadão nas mídias sociais, espera-se que a disputa ocorra dentro de um cenário de respeito e que sejam valorizadas as propostas para que as cidades da Comarca possam ter as melhores soluções para seus muitos problemas.
Mesmo que as mídias sociais proporcionem muitas vezes uma liberdade exagerada devemos torcer para que o cidadão tenha a oportunidade de ter a sua disposição as melhores informações que lhe dê as condições para fazer a escolha correta e que seja melhor para os interesses coletivos de seus respectivos municípios e não para grupos políticos que estão somente em busca do poder para o tradicional se “acertar”.