Alunos do segundo ano do curso de Geografia da Unesp de Presidente Prudente, acompanhados por uma professora, estiveram em Ribeirão Grande, fazendo Turismo Científico nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro.
O turismo científico teve como objetivo a pesquisa da diversidade geográfica, histórica, agroflorestal, agricultura familiar e outras atividades econômicas da região.
No dia 26 pela manhã os 36 alunos assistiram a uma palestra ministrada por José Roberto Martins (Zé do Jipe) onde além de conhecerem o potencial turístico e histórico do município, assistiram a exibição do documentário “Matias”, ao término os estudantes formularam perguntas que foram respondidas por José Roberto.
Em seguida a doutoranda Cristina Fachini – APTA – realizou uma palestra referente a sua pesquisa de doutorado com o título Patrimônio Territorial da Microbacia do Rio das Almas, cujo objetivo é realizar um levantamento do patrimônio natural e cultural dos municípios de Ribeirão Grande e Capão Bonito e seu potencial turístico, a pesquisa encontra se em andamento com previsão de término até o final de 2017.
Após o almoço, os estudantes foram conhecer um mirante, de onde puderam observar o município de um ponto privilegiado e as belezas da Serra do Mar, no retorno conheceram a Casa Grande, antiga construção que remonta da época da escravidão na região, e ainda uma propriedade onde se pratica a agricultura familiar.
No dia 27 pela manhã os alunos participaram de um e-vento em comemoração ao aniversário de 12 anos da Biblioteca Municipal de Ribeirão Grande, onde estiveram presentes alunos do Projeto Amigos da Natureza – PAN – e autoridades locais.
As crianças puderam apreciar alguns gêneros musicais, além de interagirem com os alunos da Unesp, tocando alguns instrumentos.
Os alunos finalizaram a visita a Ribeirão Grande conhecendo o Parque Estadual Intervales.
A prefeitura de Ribeirão Grande cedeu as instalações da escola Heros Alciati para que os alunos ficassem alojados durante a visita ao município.