O novo presidente da Câmara de Guapiara, vereador reeleito Alexandre Martins de Oliveira (PP), o popular Alexandre do Hospital, esteve nesta semana reunido com outros colegas da bancada da situação para fazer um balanço das primeiras ações implantadas no comando da Casa de Leis.
A decisão de reduzir o número de assessores no Legislativo recebeu o apoio dos vereadores Jessé Venâncio, Orlandinho, Edson Bagre, Juninho Sabino, Gilberto e Toninho Mineiro que foram todos eleitos por partidos aliados a prefeita Pixa Pássaro.
Segundo os membros da bancada, a decisão do novo presidente de executar o projeto de redução neste início de gestão vem de encontro a proposta do grupo de respeitar os recursos públicos num momento de crise econômica pela qual passa o país.
O número de assessores do Legislativo guapiarense foi reduzido de 11 para 4, e até outubro todos os demais assessores serão exonerados.
O grande número de assessores já havia sido apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como uma das irregularidades na gestão da Câmara de Guapiara.
Foram feitos 4 apontamentos na última legislatura pelo TCE indicando que havia excesso de assessores.
Até 31 de dezembro de 2016 haviam 7 cargos concursados para 15 comissionados, um desequilíbrio muito grande que não era aprovado pela Tribunal que julga também as contas de todas as Câmaras Municipais do Estado de São Paulo.
Segundo o novo presidente, com a redução, os 4 assessores restantes se revezarão para atender os 11 vereadores e a Câmara de Guapiara conseguirá uma economia que deve ser superior a R$ 115 mil até o final do ano.
“Esta medida de austeridade tomada em conjunto se refletirá em investimentos em setores importantes de nossa cidade. Quero agradecer o apoio dos vereadores Jessé Venâncio, Orlandinho, Edson Bagre, Juninho Sabino, Gilberto e Toninho Mineiro que me apoiaram desde o início na proposta de reduzir o número de assessores da Câmara”, enfatizou Alexandre do Hospital.