“O Senhor Deus respondeu: – Leve um bezerro e diga que você foi lá para oferecer um sacrifício ao Senhor.
Convide Jessé para o sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar.” 1 Samuel 16: 2b
Nesta passagem bíblica, Deus tinha escolhido um novo rei para o povo de Israel e Samuel tinha como missão ungi-lo.
O escolhido era um dos 08 filhos de Jessé.
Chegando na casa de Jessé, Samuel viu Eliabe e pensou que fosse ele o futuro rei de Israel, mas Deus respondeu:
“Mas o Senhor disse: _ Não se impressione com a aparência nem com a altura desse homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.” 1 Samuel 16:7
Então, Jessé apresentou os outros 6 filhos, porém, nenhum deles era o escolhido de Deus.
Samuel voltou-se para Jessé e perguntou se havia mais algum filho e o mesmo respondeu que tinha o caçula, mas, estava lá fora cuidando das ovelhas.
Quando foram buscar Davi, o Senhor disse: “- É este mesmo. Unja-o.” 1 Samuel 16:12b
Deus, sendo um Deus onisciente, onipresente e onipotente, ou seja, um Deus que conhece nossos pensamentos antes que uma palavra saia da nossa boca; um Deus que está em todos os lugares ao mesmo tempo e um Deus que tudo pode; deveríamos vigiar mais as nossas condutas, atitudes e até pensamentos.
O próprio pai de Davi jamais imaginou que, dentre todos os seus filhos mais velhos e mais fortes o escolhido poderia ser o caçula, tanto que, nem o chamou assim que Samuel chegou.
Deus conhece o mais íntimo do nosso ser melhor que nós mesmos. Conhece as intenções do coração de cada um.
As pessoas pensam que estão enganando o próximo sem ninguém ver, porém, a si próprios se enganam e estão plantando perante Deus a semente que um dia colherá.
Se sabemos que Deus está vendo tudo o que acontece ao nosso redor, se sabemos que Deus tem o controle de tudo em suas mãos, se sabemos que Deus é o juiz e que ninguém poderá acobertar seu pecado para sempre, então, porque nos preocupamos apenas com o julgamento humano?
Porque nos preocupamos em acobertar nossos pecados apenas na frente dos homens?
Deveríamos nos preocupar mais com o que Deus pensa de nós ao invés do que o homem pensa.
Será que Deus está satisfeito com o que sai de nossa mente e do nosso coração?
Ele conhece. Jamais se esqueça, o homem vê apenas o exterior, mas Deus conhece o que está no nosso coração.
“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” Salmo 139:23-24
Miriam Kaori Horigome – advogada, graduada em direito pela Fundação Karnig Bazarian, pós-graduada em Direito do Trabalho pelo Centro Universitário de Araras – “Dr. Edmundo Ulson” – Unar e estudante de Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Batista Filadélfia.