Antes do inverno chegar

O que parecia estar distante de nós brasileiros está chegando aos poucos e já deve ser motivo de preocupação de todos nós brasileiros e principalmente de nossas autoridades.
O Corona Vírus que teve início na China e matou centenas de pessoas naquele país já está entre nós brasileiros e seu potencial de transmissão tem se mostrado muito forte podendo levar o país a ter uma epidemia.
Enquanto a doença estava somente a nosso alcance pelas telas dos televisores, nós brasileiros estávamos numa posição cômoda e víamos o perigo como algo inatingível para nós brasileiros.
Mas com sua facilidade de transmissão, o Covid 19, como foi denominada a doença pelos cientistas, já chegou até o nosso território através de brasileiros que estiveram em países atingidos pela doença como Itália, França e Estados Unidos.
Com a alarmante possibilidade de crescimento, o nosso país precisa cobrar de nossas autoridades da área da saúde federal e estadual planos de atuação para que a doença não se prolifere e principalmente seja estancada no país antes que entremos nos meses de inverno.
Muitos cientistas e médicos brasileiros afirmam que se a epidemia persistir e se mantiver no país pelos próximos meses poderá criar grandes problemas para o sistema de saúde brasileiro.
Estados da região sul e sudeste sabem que há um aumento de demanda por atendimento nos postos de saúde em meses de inverno pela proliferação de doenças respiratórias.
Muitos dizem que já está na hora do governo federal tentar coibir o trânsito de brasileiros e turistas oriundos de países contaminados e também recomendam outras medidas que estão sendo tomadas por outros países que já enfrentam a doença em escala superior ao Brasil. Nossas autoridades não podem esperar muito para tomada de decisões, sabemos que medidas mais enérgicas implicarão em ações que poderão inclusive interferir na atividade econômica do país, mas existem decisões que precisam e devem ser tomadas mesmo que gerem desgaste.
O que não podemos é protelar a implementação de medidas de prevenção à saúde em nome de questões econômicas.
Precisamos agora torcer e cobrar para que nossas autoridades federais e estaduais tenham o discernimento para agir na hora certa, para que consigamos controlar a Covid 19 antes que o inverno chegue.

Veja também