A proposta foi novamente apresentada pelo presidente do Legislativo, vereador Matheus Francatto, que representou o município no evento em Itapeva
Representando o município de Capão Bonito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Matheus Francatto (PR), participou no dia 17 de junho, da 2ª edição do Fórum de Desenvolvimento Regional, sediado na sede do Poder Legislativo de Itapeva e que trouxe como tema o Projeto de Emenda Constitucional do deputado Antônio Goulart (PSD) para a criação da Zona Franca Moveleira da região do Sudoeste Paulista.
Participaram também do evento regional o autor da PEC, deputado federal Antônio Goulart, o prefeito de Itapeva, Roberto Comeron, o presidente do Condersul, Eduardo Fillietaz, vereadores e prefeitos da região, empresários do setor mo-veleiro e representantes de associações de classe. Durante as discussões, o vereador Matheus Francatto reiterou o pedido para a inclusão de Capão Bonito na Zona Franca Moveleira e apresentou dados técnicos e econômicos sobre a potencialidade do município na indústria madeireira e moveleira. “Capão Bonito é um dos maiores produtores de madeira da região e tem vocação para desenvolvimento de várias atividades industriais envolvendo o setor madeireiro, como a fabricação de móveis para atender o mercado interno nacional e até mesmo para exportação; além de gerar muitos empregos diretos e indiretos”, comentou.
Em sua fala, Goulart se comprometeu em discutir o assunto sobre a inclusão de Capão Bonito e outros municípios do Condersul junto com a equipe técnica da Câmara Federal que elaborou o Projeto de Emenda Constitucional. O deputado do PSD ressaltou ainda que a Zona Franca Moveleira será uma área de livre comércio, de importação e exportação e de incentivos fiscais, pelo prazo de 50 anos, ou seja, todas as empresas com a finalidade de fabricação de móveis que se instalarem nos municípios contemplados no projeto serão isentas de impostos. Matheus Francatto também aproveitou a ocasião para falar sobre a criação da Frente Parlamentar, projeto de sua autoria, para fortalecer o pedido de inclusão de Capão Bonito na PEC do deputado Goulart. “Além do objetivo de incluir Capão Bonito no projeto, também queremos contribuir para o fortalecimento regional, fornecendo mão-de-obra capacitada através dos estudantes e profissionais da Fatec e de matéria-prima de qualidade”, completou. (AI)