Cidade cumpriu todas as ações previstas na fase inicial e o prefeito Julio Fernando foi o primeiro da região Sudoeste a conquistar o selo
No Estado de São Paulo a transformação na estrutura etá-ria populacional já é uma realidade.
Hoje a população idosa representa 13,19% da população total (cerca de 5,6 milhões de pessoas), segundo dados de 2015 da Fundação SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados.
Em Capão Bonito, estimativas apontam para mais de 5.000 idosos.
Em algumas regiões, os ín-dices de envelhecimento são bastante elevados como as regiões Noroeste, Baixada Santista e Grande São Paulo.
O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas do Estado e municípios para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento.
Por ter cumprido as diretrizes iniciais estabelecidas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso, do Governo do Estado, Capão Bonito ganhou a certi-ficação “Selo Inicial Amigo do Idoso”.
A certificação foi entregue na última sexta-feira, 1º de julho, durante a Festa Julina do Centro Dia do Idoso ao prefeito Julio Fernando, o primeiro da região sudoeste a conquistar o selo.
“A Secretaria Municipal do Bem-Estar Social, em parceria com as demais secretarias municipais, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e organizações da sociedade civil desenvolveram ações efetivas e integradas garantindo o envelhecimento ativo da população idosa, em atenção ao Programa São Paulo Amigo do Idoso”, apontou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e coordenador do Centro Dia Pedro Paulo Galvão.
Para obter a certificação, foi necessário que a cidade cumprisse etapas, as quais são avaliadas por uma equipe de Governo do Estado.
As ações obrigatórias para a obtenção do selo inicial foram: existência do Conselho Municipal do Idoso; realização de diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realização de diagnóstico com os idosos do município; inclusão de ações para garantia dos direitos dos idosos nos planos municipais de saúde e de assistência social; adequação e ampliação da cobertura vacinal de idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos; e implantação de ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.
“É mais um prêmio que nos orgulha muito. Através da instalação do Centro Dia, espaço exclusivo para o desenvolvimento da inclusão social e me-lhoria da qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos, através da realização de uma grade de ações voltadas para a valorização integral desta faixa etária. Aqui oferecemos aos participantes condições preventivas para a saúde, lazer, entretenimento e uma atenção especial com aulas diárias de fisioterapia preventiva, artesanato, pintura, desenho, tapeçaria, dança-terapia, dois bailes semanais abertos ao público, palestras, cursos, comemorações, festas, en-tre outras atividades. Agradeço empenho da equipe da Secretaria de Assistência Social, equipe do Centro Dia Quero Vida e Secretaria de Saúde”, destacou o prefeito Julio Fernando ao receber a certificação.
Selo Amigo do Idoso
O Selo Amigo do Idoso foi instituído pelo Decreto nº. 58.047, de 15 de maio de 2012, como uma importante contribuição em direção a uma sociedade para todas as idades, com objetivo de valorizar a pessoa acima de 60 anos, visando a garantia e a defesa dos seus direitos.
O grande objetivo é estimular os municípios a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. O selo reconhece e certifica os municípios paulistas, de acordo com boas práticas voltadas às pessoas acima de 60 anos.