Na tarde do último sábado o município de Capão Bonito foi palco da passagem da Tocha Olímpica que será usada para abertura dos Jogos Olímpicos a ser realizado pela primeira vez na história numa cidade brasileira, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro.
O evento reuniu milhares de pessoas em várias ruas capão-bonitenses para presenciar a passagem daquele que é o símbolo dos jogos desde a sua primeira edição da era moderna no final do século 19 em Atenas, na Grécia.
A passagem da tocha motivou várias críticas por parte de alguns políticos e militantes, principalmente daqueles que fazem oposição e que buscam a qualquer momento encontrar alguma coisa para atacar os atuais gestores municipais.
Nas redes sociais chegaram a comentar que a prefeitura teria bancado um gasto de 180 mil reais com a passagem de poucas horas da Tocha Olímpica pelo município. Junto com as acusações sobre os valores gastos com o evento, ainda foram feitas outras críticas das mais diversas sem que os temas atacados tivessem qualquer relação de responsabilidade com a prefeitura. Exercer a função de oposição é algo que é legítimo em qualquer país democrático, mas toda crítica precisa ser embasada em fatos reais para não se perder na vala comum da falta de credibilidade.
Este semanário ao levantar os gastos da municipalidade constatou que a prefeitura gastou com o evento da passagem da Tocha Olímpica mais uso da mesma estrutura para realização de três dias da Festa Julina em favor de várias entidades do município pouco mais 25 mil reais. Menos de um terço do valor que fora gasto com o mesmo evento para as entidades do município no ano passado.
Portanto, levando-se em conta que a municipalidade promoveu uma festa para auxiliar o trabalho das entidades que contribuem com ações sociais para milhares de habitantes do município e que pôde receber o maior símbolo olímpico num momento histórico para o país, escrevendo este fato na história do país e da cidade. Não há que se falar em gastos desnecessários.
Muito provavelmente o Brasil não terá neste século outra oportunidade para receber a Olimpíada e, portanto, se Capão Bonito não se organizasse para receber o evento estaria perdendo uma oportunidade única de deixar o nome da cidade marcado para a posteridade.
Que aqueles que puderam vivenciar este momento de festa na cidade tenham gravado em suas mentes para o resto de seus dias as imagens deste grande evento que simboliza a união entre os povos através do esporte.
Já aqueles que usaram a passagem da tocha no município para fins políticos e para deturpar ações e valores somente com a finalidade de denegrir seus adversários que reflitam sobre a forma como agiram, pois caíram no descrédito ao levantarem valores irreais e que não condiziam com a verdade.
Apontar erros para que estes possam ser corrigidos é válido num país onde impera a democracia, mas deturpar, alterar informações não contribui em nada para com o progresso de uma cidade e de um país.
Deste fato o que deve se registrar é o momento histórico único que teve a presença de Capão Bonito e de milhares de seus moradores.