Um projeto realizado em Capão Bonito está incentivando e ensinando estudantes da rede pública a pintar telas.
O projeto “Action Paint by Cazão” é ministrado pelo professor Antonio Cláudio de Carvalho, “Cazão”, e funciona todas as sextas-feiras das 13h30 às 15h30 na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo.
Participam do projeto alunos da escola Faustino Cesarino Bar-reto, da E.M. Samuel Messias de Freitas e da E.E. Dr. Raul Venturelli.
Todos os alunos se mostram entusiasmados por aprenderam os segredos das artes plásticas.
De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o resultado tem sido tão positivo que o objetivo é expandir o projeto em 2017.
Segundo o professor Cazão, a pintura concentra uma grande força no cenário das artes plásticas no mundo.
“É o amplo coeficiente de estilos próprios dos artistas. Uns enfatizam o desenho, outros a pincelada, em contraponto àqueles que empregam a cor”, explicou o professor Cazão.
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
A arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, sempre se aprimorando no decorrer dos anos.
Segundo pesquisas, ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento, tais como Matemática, Literatura, História e Geografia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº 9.394/96), no artigo 26, inciso 2º, dispõe que “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.