Quando muitos esperavam que a operação Lava Jato teria um momento de diminuição de suas atividades ou mesmo teria encerrado suas investigações, surgiram mais etapas desta operação que tem sacudido o meio político brasileiro que levou a prisão personalidades da classe política que até pouco tempo atrás eram consideradas personalidades poderosas, como o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o ex-presidente da Câmara Federal e ex-deputado Eduardo Cunha.
Nos últimos dias, os comentários dão conta de que estas duas personalidades que estão detidas na carceragem da Polícia Federal em Curitiba estariam propensas a fazer uma delação premiada. O que colocaria ainda mais fogo na alta temperatura que já atinge a classe política do país com a delação em curso da empreiteira Odebrecht.
É sabido que as notícias reveladas pela Operação Lava Jato causam um desconforto na classe política e também afetam a economia do país, pois dão a entender que a qualquer momento novas revelações de negócios escusos poderão atingir membros do governo federal e seus aliados e com isso colocarão o país em nova crise política.
É obvio também que todos os brasileiros gostariam que o país tivesse mais tranquilidade para buscar uma saída para crise econômica que tem afetado duramente a nação e que tem acarretado o desemprego de milhões de pais de família.
Mas apesar de todos nós querermos uma certa tranquilidade, é importante para o país que operações como a Lava Jato possam transcorrer sem nenhum tipo de restrição para o bem da democracia e para o fortalecimento futuro das instituições brasileiras.
Devemos torcer para que tudo seja efetivamente passado a limpo e que em breve não tenhamos mais que ver no noticiário da grande mídia operações feitas pela Polícia Federal para combater a corrupção nos poderes que deveriam zelar pela boa aplicação dos recursos públicos.
Que este preço que todos nós brasileiros estamos pagando nos dias atuais, seja para uma boa causa, como a moralização das atividades da classe política nacional que está em débito com toda a nação.
O Brasil pode e deve ser sim passado a limpo para retomarmos o rumo do desenvolvimento sem riscos de sermos surpreendidos negativamente por escândalos de corrupção que atingiram toda a classe política nacional.
É o que todos nós esperamos, pois ainda temos esperança de que um dia teremos um sistema político justo e que lute realmente para que suas ações sejam direcionadas para os verdadeiros interesses do Brasil e dos brasileiros.