REPORTAGEM D’O EXPRESSO
A dupla sertaneja Marcos e Belutti seria um dos destaques da 1ª edição da Expo Show de Capão Bonito, comandada no último final de semana pelo comerciante Juliano Antunes Rodrigues.
A apresentação da dupla estava prevista para o 4º dia da festa, na segunda-feira, dia 14, porém, momentos antes do show os próprios artistas divulgaram uma nota em página oficial na rede social cancelando a apresentação por descumprimento contratual.
“A FS Produções informa que o show da dupla Marcos e Belutti, que aconteceria dia 14 de novembro, em Capão Bonito, foi cancelado devido ao não cumprimento contratual por parte dos organizadores do evento”, diz a nota.
De acordo com o organizador do evento, Juliano Rodrigues, não foi possível cumprir as obrigações contratuais com a dupla sertaneja devido à falta de pagamento relacionada à exploração da praça de alimentação. “Infelizmente, a praça de alimentação não honrou com a palavra e decidimos cancelar o show e parar o evento”, falou em seu perfil no Facebook.
Rodrigues afirmou ainda que o grupo de barraqueiros que explorou economicamente a praça de alimentação gerou um prejuízo ao evento no valor de R$ 210 mil, o que, segundo ele, inviabilizou o pagamento do aluguel do recinto e o cachê das duplas Marcos e Belutti e PPA (Pedro Paulo e Alex). “A praça de alimentação teria que nos pagar R$ 210 mil”, falou.
A Associação Cultural e Esportiva de Capão Bonito (Clube Kai-Kan), que alugou o espaço para a realização do evento, também publicou uma nota de esclarecimento na rede social na segunda-feira, dia 14, anunciando o “fechamento dos portões” pelo não cumprimento de contrato por parte da organização da Expo Show. “A Associação Cultural e Esportiva de Capão Bonito vem esclarecer ao público que por motivo de não cumprimento de contrato por parte dos organizadores do evento, fechará os portões do terreno, não disponibilizando a entrada do público, somente a saída dos expositores da festa”.
Um dos contratados para comandar as provas de Rodeio, Ri-cardo Lourenço, afirmou também em seu perfil no Facebook que abandonou a Expo Show devido “ao não pagamento do contrato de trabalho por parte dos contratantes Taquara e Juliano”.
Segundo ainda Lourenço, a organização do evento deu prioridade apenas aos artistas e “não valorizou o trabalho dos profissionais de rodeio”. “Venho comunicar a Capão Bonito e região que, devido ao não pagamento do contrato de trabalho por parte dos contratantes da Expo Show, Ta-quara e Juliano, nos dias 14 e 15 de novembro, eu e minha equipe não iremos trabalhar. Infelizmente o rodeio em Capão Bonito caiu em mãos erradas”, disse.
Devolução dos ingressos
Com relação aos ingressos vendidos antecipadamente, Juliano Rodrigues explicou que o dinheiro será devolvido aos 491 compradores do show do Marcos e Belutti. Para aqueles que adquiriram ingresso para a apresentação da dupla Pedro Paulo e Alex, o organizador diz que agendará uma nova data para o show. “Com relação a dupla Pedro Paulo e Alex, os ingressos continuam valendo para nova data a ser anunciada brevemente”, confirmou.
A empresa Pantanal, uma das responsáveis pela comercialização online de ingressos da Expo Show, enviou uma nota pública afirmando que “também foi lesada pela produção do evento e esclareceu: “Nossa empresa é apenas uma prestadora de serviços e informamos que os ingressos comprados pelo nosso site, já estão sendo feitas as devoluções”.
A empresa afirmou ainda que não se responsabiliza pelos ingressos comprados nos postos de venda. “Os ingressos comprados nos postos de venda de Capão Bonito são de inteira responsabilidade do dono do evento, Sr. Juliano Rodrigues”, colocou.
Encerramento da festa
Anunciada com uma grade festiva de cinco dias, a Expo Show de Capão Bonito teve que encerrar a programação já no terceiro dia devido ao abandono dos prestadores de serviço e aos problemas contratuais com artistas e os responsáveis pelo rodeio.
Na segunda-feira, dia 14, véspera de feriado, praticamente toda a estrutura do evento estava sendo desmontada, desde o gerador de energia, som, iluminação e até as barracas de bebida e alimentação. Em questão de segundos, a notícia espalhou pelas redes sociais e no final da tarde, a organização anunciou o cancelamento dos shows de Marcos e Belutti e PPA e o encerramento oficial da Expo Show 2016.
Um dos responsáveis pelo fornecimento e comercialização da estrutura do evento, Renato Soares, outro que sofreu prejuízos contratuais, relatou à reportagem de O Expresso que o cancelamento da festa foi também “mais um retrato da crise econômica”. “Não podemos culpar apenas a organização. Teve muitas falhas como o exagero de artistas de ponta e ingressos caros, mas também não podemos descartar a atual crise que o país enfrenta e o alto índice de desemprego”, falou.