O diretor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) do Centro Paula Souza em Capão Bonito, professor dr. José Francisco de Souza, promoveu na tarde da última quinta-feira, dia 01, um encontro com prefeitos eleitos da região para propor várias parcerias entre a faculdade e as prefeituras de municípios do entorno.
A Fatec de Capão Bonito disponibiliza aos estudantes da região os cursos de Silvicultura e de Agroindústria de forma gratuita, inclusive com a isenção na taxa de vestibular se o aluno fizer o seu cadastramento no momento correto. As aulas são realizadas nos períodos da manhã e da noite e atualmente contam com alunos de várias cidades do Estado.
Marcaram presença no encontro os prefeitos de Capão Bonito – Marco Citadini (PTB), de Guapiara – Pixa Pássaro (PTB), de São Miguel Arcanjo – Paulo Oreia (PP), e de Ribeirão Grande estiveram presentes a prefeita eleita Eliana Santos (PSDB) e sua vice-prefeita, Preta (PT).
Nas suas explanações, o diretor José Francisco de Souza e professores da Fatec apresentaram as múltiplas possibilidades de parceria que podem ser feitas pela Faculdade, que vão desde análises de produtos que são produzidos pelos agricultores locais, como apoio a programas como Município VerdeAzul, que precisam ser implementados por prefeituras de todo Estado, e até cursos para qualificação de merendeiras que são responsáveis pela alimentação de milhares de alunos das escolas públicas locais.
“Podemos fazer várias parcerias com as prefeituras e precisamos que os prefeitos tenham ciência de nossa intenção de nos relacionarmos positivamente e das muitas possibilidades que a faculdade oferece”, disse o diretor José Francisco.
O diretor lembrou ainda que a Fatec tem desenvolvido vários projetos para a região e citou o caso do estímulo ao plantio da oliveira que está dando os primeiros passos nos municípios de Capão Bonito e Ribeirão Grande e pode ser uma alternativa de geração de renda para os pequenos produtores destas localidades.
José Francisco disse que há possibilidade de ser desenvolvidas ações de apoio a culturas como a uva Itália e pêssego, que têm forte produção nas cidades de São Miguel Arcanjo e Guapiara, respectivamente.
O diretor informou que a faculdade de Capão Bonito está pleiteando para ser um polo regional para estimular o desenvolvimento da região e também está incluída no projeto do deputado federal Vitor Lippi, do PSDB, que está unindo a Fatec junto com a UFSCar de Buri e UNESP de Itapeva num projeto de pesquisa para diagnosticar a vocação econômica dos municípios do Sudoeste.
Benefícios da parceria
Para os prefeitos, as propostas de parceria estão chegando em ótimo momento, pois as prefeituras estão todas com as suas finanças debilitadas e somente com parcerias com os governos federal e estadual e com faculdades como a Fatec é que serão possíveis no início dos novos mandatos a implantação de vários projetos. “Temos que aproveitar os bons quadros existentes na Fatec para que possam nos auxiliar na confecção de projetos que consideramos importantes para os nossos municípios, pois somente desta forma teremos condições de atender as muitas exigências que estes projetos têm”, disse a prefeita eleita de Ribeirão Grande Eliana Santos.
A prefeita eleita de Guapiara, Pixa Pássaro, também vê como positiva a parceria com a Fatec, desde projetos mais complexos como em cursos rápidos como de manipulação de alimentos, que podem ser dados para as merendeiras.
Para Pixa, é importante que os prefeitos tenham conhecimento do potencial da Fatec e lembrou que ela conhecia a faculdade, pois seu filho foi um dos alunos do curso de Silvicultura.
“A Fatec tem um grande potencial e precisa ser bem explorado pela comunidade regional, desde estudantes até por prefeituras”, afirmou Pixa.
Já o prefeito eleito de Capão Bonito, Marco Citadini, disse que vai buscar ampliar ainda mais as parcerias com a Fatec e questionou sobre a possibilidade de serem aproveitados os laboratórios da faculdade para prestação de serviços que atualmente são feitos em outras cidades.
“Se pudermos colocar à disposição de todos, inclusive de pequenos e grandes agricultores, este imenso potencial técnico e de equipamentos que nossa Fatec tem, a nossa região ganhará muito. Quero aumentar a parceria com a faculdade ainda mais”, enfatizou Citadini.
Apoio para atração
de novos alunos
Depois da reunião, os prefeitos foram convidados a conhecer as instalações e laboratórios da unidade e na ocasião o diretor e professores aproveitaram para pedir apoio dos novos prefeitos para atrair novos alunos para a Fatec e também para transporte de alunos de outras cidades até as instalações da faculdade. “Alguns alunos de outras cidades têm dificuldades de conseguir transporte para frequentar nossos cursos, por isso o apoio das prefeituras é fundamental”, disseram professores.