Bandagem Funcional – Kinesio Taping

O que?
Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular.
A KinesioTaping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele.
Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo.
Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões.
É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras.
As técnicas básicas e corretivas da aplicação da kinesio Taping imitam a correção bio-mecânica feita pela mão do terapeuta com a vantagem da manutenção desta correção proporcionada pela presença da fita em contato com a pele, que produz uma estimulação sensorial duradoura.
A bandagem proporciona a manipulação dos tecidos moles prolongando os benefícios da terapia manual.
Ação Terapêutica:
Tratar a lesão, limitando movimentos lesivos, drenar edemas, diminuir a “dor”, controlar a inflamação, proteger a área afetada, correção postural.
Ação Preventiva:
Promover suporte adicional à estrutura diminuindo a tensão e reduzindo o estresse repetitivo local, evitar recidivas, melhorar a função e consequen-temente a performance.
Indicações terapêutica:
Nas lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, artrose, artriteeestiramentos.
Auxiliar na reabilitação física nas diversas áreas de fisioterapia.
E atualmente vem crescendo na área esportiva, para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas.
Agende sua avaliação

Riza Queiroz de Souza
Fisioterapeuta – CREFITO 59880 – LTF – Fone (15) 99856-2872 – atendimento Home Care

Veja também