Etec de Capão Bonito terá curso técnico em Hospedagem a partir de 2019

A Etec “Dr. Celso Charuri”, de Capão Bonito, contará com o novo curso técnico em Hospedagem a partir do primeiro semestre de 2019.
O curso, que terá duração de um ano, se juntará aos demais cursos da Escola Técnica no município, que são: Administração, Edificações, Informática, Serviços Jurídicos, Logística, Turismo Receptivo, além do Ensino Médio.
O técnico em Hospedagem é o profissional que realiza atividades de recepção, reserva, governança, mensageria e concièrgeria em meios de hospedagem.
Executa serviços de atendimento e suporte aos clientes e supervisiona a manutenção dos equipamentos.
O profissional executa ainda serviços de andares, room service, montagem de coffee break e ambientação de espaços para eventos e recreação, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.
O técnico atua também no atendimento direto ao cliente em outros estabelecimentos que requerem serviços de hospitalidade.
O mercado de trabalho para o técnico em Hospedagem é amplo, pois abrange hotéis, resorts, motéis, spas, pousadas, albergues, colônia de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, hospitais, clínicas e casas de repouso, hospedarias, estalagens, acampamentos, navios, cruzeiros e embarcações, serviços de alimentação, entre outros.
De acordo com a coordenadora do curso de Turismo Receptivo da Etec, Janaina Faia, a Etec Dr. Celso Charuri, conseguiu com muito esforço e apoio do poder público e privado, trazer o novo curso para a cidade, que faz parte do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer e é voltado para a área de Hotelaria, que vem crescendo muito na Região, necessitando de mão-de-obra treinada e apta a oferecer atendimento de qualidade.
“O Turismo é uma das áreas que mais cresce no mundo, responsável por um em cada cinco postos de trabalho criados na última década. O setor de Turismo reúne todas as condições de liderar um novo ciclo de desenvolvimento no Brasil. Pelas estimativas do Ministério do Turismo, o setor pode gerar dois milhões de empregos nos próximos quatro anos. O setor hoteleiro é um dos grandes pilares do Turismo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), o segmento responde por mais de 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos em todo o Brasil”, destacou a coordenadora.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Francisco Lino, Capão Bonito tem hoje uma rede hoteleira diversificada e de qualidade, considerada a melhor oferta de hotéis da região do Sudoeste Paulista.
“Estamos recebendo novos e importantes empreendimentos hoteleiros como o Hotel IBIS Budget, da Rede Arcor, prestes a se instalar na cidade. É um setor com grande potencial de desenvolvimento, que promete gerar renda e oportunidades de emprego, trazendo crescimento para Capão Bonito e região. Por isso, o curso de Hospedagem se faz necessário, visando a criação de mão-de-obra capacitada e treinada para bem atender o cliente e oferecer excelência na qualidade dos serviços”, destacou Francisco Lino.
O curso qualificará novos profissionais e oferecerá formação adequada àqueles que já atuam na área de hospedagem.

Veja também