O município de Capão Bonito para quem não sabe detém quatro concessões do governo federal para explorar emissoras de rádio no território municipal.
As concessões outorgadas há anos são de três rádios FMs comerciais e de uma rádio FM Comunitária. Todas essas emissoras devem cumprir regras claras como programação local, ter seus estúdios no município e fomentar a cultura local e as atividades socioeconômicas do município e no caso da rádio comunitária não pode ter atividade comercial ou política.
Se não fossem as eleições deste ano talvez poucas pessoas saberiam da existência destes quatro canais de comunicação concedidos pelo governo federal e que não estão cumprindo seus papeis para com a comunidade capão-bonitense.
Existe uma das emissoras que sequer tem estúdio na cidade, outras duas que não têm um minuto de programação local e uma que é comunitária e que além de atuar como rádio comercial ainda ter forte conotação política, com vários programas sendo usados para defender o grupo situacionista local.
Mas o que mais chamou a atenção foi a inércia das emissoras de rádio local em não promoverem um único debate para os candidatos à prefeitura da cidade, que disputaram a eleição no último dia 06 de outubro.
Em cidades da região foram realizados até quatro debates promovidos pelas emissoras locais e que contribuíram e muito para que a população dos municípios vizinhos conhecesse melhor seus candidatos e quais seriam suas propostas para cada localidade.
Em Capão Bonito, foi necessário que uma entidade, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, se movimentasse e fizesse um debate para que a população tivesse a oportunidade de ver dois dos três candidatos que disputaram o Executivo local colocando suas propostas. Felizmente a cidade contou com uma entidade que fez o que deveria ter sido feito pelas emissoras de rádio, que deveriam ter cumprido sua função que está clara no contrato de concessão pública.
O mais triste disso tudo não é o fato de somente ter ocorrido a inércia ultrajante das emissoras de rádio da cidade, pois existem fortes indícios de que as emissoras foram seduzidas e pressionadas a não realizar debate porque um dos candidatos, no caso o prefeito atual, não participar de nenhum tipo de debate.
Seria muito importante que as emissoras de rádio do município revissem seus conceitos, pois elas detêm uma concessão pública e têm obrigações para com a população da cidade, que parece ter sido prejudicada pelo abuso de poder político e econômico e isto é, no mínimo, antidemocrático, se não for ilegal e passível de punição.
Lamentavelmente as emissoras locais fizeram uma triste figura.