REPORTAGEM D’O EXPRESSO
Alunos das escolas estaduais que integram a Diretoria de Ensino de Itapeva foram premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com destaque para aluna Kethelyn Rafhaela Aparecida Cravo, medalhista de bronze, da escola estadual Dr. Raul Venturelli de Capão Bonito.
Também receberam menção honrosa pela participação no evento estudantil outros 19 alunos das escolas Raul Venturelli e João Batista do Amaral Vasconcellos de Capão Bonito, escola Ferreira dos Matos e Oscar Kurtz de Ribeirão Grande e da escola Francelina Franco de Buri.
A cerimônia nacional de premiação foi realizada no último mês de agosto na cidade do Rio de Janeiro, mas como forma de agradecimento e incentivo à participação, a Diretoria de Ensino de Itapeva, atualmente comandada pela educadora Edi-lene Simão Freitas, realizou uma cerimônia especial nesta última segunda-feira, em parceria com a Câmara Municipal, para homenagear todos os alunos que participaram da competição em nível nacional.
“Estamos felizes pelo resultado e mais uma vez a Diretoria de Ensino tem seus alunos premiados, através da Olimpíada Brasileira de Matemática, o que confirma o excelente nível de ensino oferecido nas escolas estaduais da nossa região. Todos os participantes são motivos de orgulho, para gestores, professores, pais e alunos”, disse a Dirigente Regional de Ensino.
O objetivo da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, identificar jovens talentos, incentivar o ingresso nas áreas científicas, tecnológicas e contribuir para integração das escolas públicas com as universidades públicas.
As provas da OBMEP se dividem em duas fases diferenciadas e também por níveis: Nível I são alunos que estão cursando o 6º e 7º anos, Nível II – alunos de 8º e 9º anos e Nível III – alunos da 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio.
A OBMEP premia alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação, baseando-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase.