A região sudoeste tem grandes talentos e Buri é prova disso.
O realismo das pinturas do artista plástico João Paulo Francisco de Souza impressiona a todos.
João Paulo começou a pintar em 1997, quando Cida Eh-renberg, então diretora da Casa de Cultura de Buri, percebeu o talento do garoto e sua primeira atitude foi indicá-lo para uma bolsa, para que pudesse participar do curso de pintura em tela a óleo.
Após seis meses de curso, a professora Aurea Moreira Lúcio vendo o talento do jovem insistiu para que João Paulo continuasse o curso gratuitamente, mediante apenas os materiais necessários adquiridos por ele. Foram aproximadamente 5 anos de aprimoramento.
A técnica de João Paulo pendeu para “arte acadêmica” e sua preferência é representar paisagens, animais, figuras humanas, retratos e natureza morta.
Entre vários eventos, o artista buriense participou de exposições em Itapeva e do Mapa Cultural Paulista. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer seu trabalho em breve poderá vê-lo, pois João Paulo está repintando e restaurando voluntariamente a tela de São Roque, Padroeiro de Buri, que está na Igreja Matriz, e que foi pintada originalmente por Bruno de Giusti em 1958 e trazida de trem até Buri, e está danificada devido a ação do tempo.