Aula de cidadania e de combate as drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd – é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983.
No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Em Capão Bonito, o programa acontece através de uma parceria de vários anos entre Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar.
Os alunos da escola municipal Jacyra Landim Stori elogiam e ficam atentos às aulas com o policial Mayson Eduardo Branco.
“Não queremos drogas nas nossas vidas de forma alguma”, destacaram os estudantes durante uma das aulas.
Segundo Mayson Branco, o Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escola e família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Trabalho reconhecido
pelo Legislativo
Mayson Branco, ou simplesmente “Branco”, é o responsável desde 2011 pela política educacional de combate às drogas entre adolescentes no município.
O trabalho do policial já mereceu um reconhecimento especial da Câmara de Vereadores que concedeu o título de “Cidadão Capão-Bonitense” ao policial.
Branco conquistou o carinho da população de Capão Bonito por ser um “verdadeiro soldado” no combate às drogas e na conscientização de cidadania dos jovens do município.
“Além da patente que carrega como soldado militar, Branco tem sido um soldado num outro campo importante: na Educação e na conquista da cidadania plena de nossos jovens. Combater as drogas é uma política social preventiva e um investimento para um futuro mais digno e, por isso, é um legítimo merecedor deste título”, destacou o prefeito Julio Fernando que sempre estimulou a parceria com a Polícia Militar.
Mayson Eduardo Branco nasceu na cidade de São Paulo e ingressou na Polícia Militar através de concurso público em 2004 e foi transferido para Capão Bonito em 2009. Dois anos após sua chegada como soldado da PM na cidade ganhou um novo desafio: o de comandar o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) no município.
Desde 2011, milhares de jovens passaram por seus ensinamentos e, hoje, são cidadãos bem conduzidos dentro da sociedade e bem distantes das drogas.
O Proerd é direcionado aos alunos do 5º do Ensino Fundamental das escolas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação.
Os participantes recebem orientações e lições que melhoraram a autoestima, o controle de tensões, civilidade e que mostram o mal que as drogas trazem para a Saúde e até mesmo para o convívio social e familiar.
Para conduzir o programa, Branco participou de inúmeros cursos de capacitação oferecidos pela Polícia Militar de São Paulo e com envolvimento, inclusive, de profissionais e especialistas dos Estados Unidos.

Veja também