Bebê engasgada com leite é salva por policiais militares em Ribeirão Grande

Policiais militares salvaram uma bebê de 20 dias que se engasgou com leite em Ribeirão Grande, na noite de segunda-feira, 31/08.
Segundo a Polícia Militar, os pais chegaram na base da corporação, no Centro, com a recém-nascida sem sinais de respiração.
Os soldados de plantão carregaram a menina, fizeram o procedimento de reanimação seguindo a Manobra de Heimlich e levaram a criança até o hospital de Capão Bonito. Conforme a PM, durante o trajeto, a bebê não apresentou sinal de melhora. Após massagem e atendimento dos policiais, ela vomitou e chorou.
A menina foi atendida no hospital de Capão Bonito já com os sinais vitais recuperados, informou a polícia.
A menina, chamada Maria Helena, de apenas 20 dias de vida, havia se engasgado com leite materno e foi levada pelo avô e sua mãe até o Grupamento Policial (GP) do 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Ribeirão Grande.
“Ouvimos gritos na porta e, ao verificar, encontramos um senhor com uma criança na mão. Ela estava roxa e comecei a fazer a Manobra de Heimlich”, contou Santos.
“Eu fiz a massagem cardíaca durante todo o percurso, enquanto meu colega conduzia a viatura. Ela chegou a vomitar em um momento, mas não chorava e isso deu mais desespero. Quando estávamos chegando na Santa Casa ela desengasgou e voltou a respirar normalmente”, completou Santos. Na unidade médica, a menina chorou, foi atendida e passa bem. Prestes a completar 10 anos na PM, o cabo conta que passou a ficar mais emotivo depois que se tornou pai e que não conteve as lágrimas quando ouviu o choro da Maria Helena.
O policial também relatou a importância de ter sido preparado, no curso de formação, para lidar com uma ocorrência deste tipo, o que sem dúvida contribuiu para o bom resultado.
Sobre salvar uma vida tão nova, Santos ressaltou: “ganhei minha noite e dia de serviço. É uma vitória. Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido salvá-la”

Veja também